Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

Secretário pede responsabilidade às prefeituras no respeito à fila da vacinação

Publicado em: 20/01/2021 20:06

 (André Longo lembrou que normas foram pactuadas com prefeituras. Foto: Heudes Régis/SEI )
André Longo lembrou que normas foram pactuadas com prefeituras. Foto: Heudes Régis/SEI
O secretário estadual de Saúde, André Longo, pediu responsabilidade aos municípios na aplicação das vacinas contra a Covid-19, para que se evitem casos como o do fotógrafo que furou a fila e foi imunizado, mesmo sem pertencer aos grupos prioritários, em Jupi. O Ministério Público de Pernambuco já está investigando quatro denúncias - também geradas no Recife, São José do Egito e Sairé - e os eventuais infratores podem ser detidos e multados.

"É preciso fazer a coisa certa. A vacinação segue diretrizes nacionais e a pactuação do estado com os municípios, realizada em reunião na última segunda-feira. Esperamos que isso seja um norte na atuação. Diante dos fatos (de Jupi), acionamos a SDS e o MPPE, que já adotaram as primeiras providências no sentido de coibir situações como essa. Todos os holofotes estão voltados à campanha de vacinação. Não é possivel que haja desvios e é preciso transparência. Aqueles que cometerem ilícitos terão que dar explicações ao órgãos de controle e fiscalização", disse Longo.

Em Jupi, o fotógrafo da prefeitura, que se vacinou indevidamente, e a secretária de Saúde foram afastados pela prefeitura local. Sobre o caso de uma arquiteta que foi vacinada no Hospital de Referência de Boa Viagem, no Recife, a Secretaria Estadual de Saúde explicou que ela trabalha na unidade e contato com encfermos. Ao todo, 504 pessoas que trabalham em unidades estaduais, como porteiros e zeladores, por exemplo, serão imunizados. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL