Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

MATRÍCULA 2021

Prefeitura divulga prazos de matrícula para estudantes novatos na rede municipal do Recife

Publicado em: 11/01/2021 15:57 | Atualizado em: 11/01/2021 16:07

 (Marcos Pastich/PCR)
Marcos Pastich/PCR
A Prefeitura do Recife anunciou nesta segunda-feira (11) que as inscrições para novos estudantes na Rede Municipal de Ensino começam a partir das 8h da manhã desta terça-feira (12). Todo o sistema de matrícula será on-line, através da Internet, com a página adaptável para o uso no computador, tablet e celular. Os responsáveis em matricular os estudantes na Rede Municipal têm até o dia 26 de janeiro para realizar o cadastro acessando o endereço http://matriculaonline.recife.pe.gov.br. Ao total são 19.196 mil vagas na rede.

“Os alunos da rede municipal tem as vagas deles garantidas automaticamente no ano seguinte. Porém aqueles que vêm de outras redes, ou vem de outros municípios, ou estão ingressando na escola ou na creche, ou aqueles que vêm de escolas particulares, para nós são estudantes novatos, e por isso será necessário trazer a documentação”, explica o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio. São 319 unidades de educação, das quais 47 funcionam no sistema de creche, 42 creches-escolas e 230 como escolas.

Durante a coletiva a secretaria anunciou que o processo de matrícula será feito em três etapas. A primeira, consiste na realização da reserva no site Matrícula Online 2021. A segunda etapa é período para comparecimento na Escola ou Creche indicada para confirmação da reserva da matrícula. Sobre a confirmação, a Secretaria Municipal de Educação explica que esse período vai do dia 1º ao dia 10 de fevereiro, quando os responsáveis deverão entregar a documentação dos novos estudantes nas unidades escolares.

“A documentação do próprio estudante, além do documento de transferência de outra escola, caso seja um estudante que já esteja vindo de outra escola. Não importa se é uma escola pública ou particular. Vai ser importante esse período de confirmação, e só com esse período a vaga vai estar definitivamente garantida para todos. Mas ela já vai estar reservada, desde o período que começa amanhã e vai até o dia 26 [de janeiro]”, ressalta o secretário Fred Amâncio.

São documentos necessários: Cópia de RG (apenas para estudantes maiores de idade); Cópia de certidão de nascimento (ou casamento); duas fotos 3x4 recentes; Cópia do cartão do SUS; Cópia do comprovante de residência; Carteira de vacinação (Lei Estadual nº 13.770 de 18.05.2009); Documento de transferência da escola de origem (não devendo conter emendas e rasuras); CPF - Cadastro de Pessoa Física.

A terceira etapa consiste da disponibilização de vagas remanescentes nas escolas e creches da rede, que vai do dia 22 de fevereiro até 12 de março.

Apoio aos pais

Para os responsáveis que não possuem acesso à internet, a secretaria informou que serão disponibilizados 50 pontos de apoio para ajudar os pais no processo de cadastro.

“Pode acontecer dos pais terem dificuldade de acesso à internet. Então estamos disponibilizando 50 pontos de apoio em toda a cidade para ajuda os pais. Esses pontos são exatamente nossas unidades de tecnologia que estão espalhadas nos diversos bairros e regiões da cidade. Inclusive, nas unidades do Compaz. E em 36 das nossas unidades escolas que também vão estar disponíveis e de portas abertas para os pais que eventualmente tenham dificuldade de acesso à internet”, acrescenta o secretário Fred Amâncio. A lista completa das unidades de apoio está disponível no site Matrícula Online 2021.

Para os pais de estudantes que inscreveram os menores durante o período de pré-matrícula, em dezembro 2020, será necessário apenas inserir o CPF do responsável e a data de nascimento na sessão de “Consulta do (a) Estudante”, que o sistema buscará as informações já cadastradas. Para mais informações, a prefeitura recomenda que os estudantes e responsáveis liguem para o 0800.200.6565. O atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, a partir do dia 12 de janeiro.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mundo tem recorde de mortes por Covid-19 em 24 horas
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 27/01
AstraZeneca defende eficácia em idosos depois de questionamentos
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 26/01
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco