Diario de Pernambuco
Busca

DENÚNCIA

Polícia Civil inicia investigações em Jupi, sobre vacinação fora do grupo prioritário

Publicado em: 20/01/2021 18:51

 (Reprodução)
Reprodução
Em Jupi, no Agreste Meridional pernambucano, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) iniciou nesta quarta-feira (20) uma investigação preliminar sobre o caso de um fotógrafo que teria sido vacinado fora do grupo prioritário definido pelo Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. O caso foi denunciado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) na terça-feira (19), através da Promotoria de Justiça de Jupi, que recebeu a denúncia por meio de um vídeo em que mostra o fotógrafo identificado como Guilherme JG e a secretária municipal de Saúde, Maria Nadir Ferro. O delegado Alexandre Veras está responsável pela apuração do caso na Delegacia de Jupi.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que vai solicitar apoio ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e à Secretaria de Defesa Social para que, caso seja confirmada a imunização fora do grupo prioritário, os responsáveis sejam punidos.

“Nós fizemos uma reunião na última segunda-feira e pactuamos uma estratégia de vacinação que passa por uma série de diretrizes que precisam ser atendidas no âmbito estadual e no âmbito municipal. A gente espera que isso seja um norte de atuação. Nós tivemos diversas outras campanhas de vacinação de sucesso no nosso estado. Diante dos fatos que foram relatados ontem, nós acionamos de pronto, a Secretaria de Defesa Social e o Ministério Público Estadual, que já adotaram as primeiras providências no sentido de coibir situações como essa”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo, em coletiva nesta quarta-feira.

Segundo a Polícia Civil, a apuração inicial consiste de um “Procedimento de Verificação Preliminar de Informação para apuração dos fatos e colheita de indícios de prática de ilícito penal para posteriormente, se for o caso, ser instaurado Inquérito Policial para o indiciamento dos responsáveis”.

De acordo com a SES-PE, foram encaminhadas para o município de Jupi 136 vacinas, que equivalem às duas doses do imunizante em 68 profissionais de saúde que atuam nos serviços da cidade. Segundo a secretaria, o quantitativo de profissionais representa cerca de 1/3 dos trabalhadores de saúde do município e que os demais profissionais serão contemplados quando houver mais entregas pelo Ministério da Saúde.

“A gente precisa ter transparência e estar consciente que toda a sociedade está olhando para o Sistema de Saúde nesse momento, observando seus passos. Precisamos então seguir diretrizes técnicas claras e transparentes e apresentá-las à sociedade. E aqueles que cometerem ilícitos, se desviarem da rota técnica adequada, certamente terão que dar explicações aos órgãos de controle e aos órgãos de fiscalização”, acrescentou o secretário.

Em nota nas redes sociais, a Prefeitura de Jupi pediu desculpas, caso os fatos sejam comprovados. “Ao tomar conhecimento do vídeo, o Prefeito do municipio de Jupi determinou o imediato afastamento do agente público envolvido prescrito pela Porta GP nº 082/2021, com o intuito de preservar a si e a gestão, para a isenta apuração dos fatos" e que "a gestão adotará todas as medidas para que sejam rigorosamente respeitadas as prioridades da vacinação contida no plano estadual e municipal de imunização, não tolerando qualquer uso da vacina de forma ilegal".

O Diario procurou a secretária municipal de Saúde, Maria Nadir Ferro, para mais esclarecimentos, mas não foi atendido. A gestora ainda retornou para a reportagem na tarde de hoje, através de uma chamada de vídeo, mas logo desligou em seguida. A Prefeitura de Jupi também não respondeu aos nossos contatos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL