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REAJUSTE

Passagem de ônibus deve ter redução de dez centavos fora do horário de pico, e aumento nos demais horários

Publicado em: 20/01/2021 15:54 | Atualizado em: 20/01/2021 16:52

 (Foto: Marlon Diego/Esp.DP)
Foto: Marlon Diego/Esp.DP
O Consórcio Grande Recife de Transporte Metropolitano (GRCTM) anunciou, nesta quarta-feira (20), que realiza estudos sobre a possibilidade de redução na passagem de ônibus para os períodos considerados fora do horário de pico, de 9h às 11, pela manhã, e de 13h30 às 15h30, no período da tarde, no Grande Recife. A proposta, que deverá ser submetida ao Conselho Superior de Transportes Metropolitano no dia 5 de fevereiro, prevê que a tarifa sofra uma dimunição de dez centavos, passando do atual valor de R$ 3,45 para R$ 3,35 no anel A, e de R$ 4,70 para R$ 4,60 no anel B.

De acordo com o Consórcio, a redução se aplica exclusivamente em dias úteis e atende à parte da população que utiliza o VEM comum, e tem como objetivo estimular maior distribuição de passageiros no transporte. Nos demais horários, no entanto, a proposta é que a passagem do anel A tenha um aumento de R$ 0,30 centavos, saindo de R$ 3,45 para R$ 3,75. Já no anel B, sofreria um acréscimo R$ 0,40 centavos, com a nova tarifa - caso aprovada - passando de R$ 4,70 para R$ 5,10.

Segundo o Grande Recife, as possíveis readequações refletem um percentual de acréscimo de 8,7% e 8,5%, "menores do que a inflação acumulada de 2019 e 2020, que foi de 9%". O Consórcio também exaltou que em 2020 não houve reajuste.

"A atual tarifa do anel A do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) reflete data-base de novembro/2018 e teve início de vigência em 01/03/2019, sendo atualmente a menor entre as capitais do Brasil", disse o GRTCM, em nota.

Confira o restante da nota

Os esforços feitos ao longo de 2020 representaram gastos superiores a R$ 300 milhões, entre isenções, subsídios e investimentos em estações e terminais.

No último ano, entre outras ações, o governo sancionou lei que acabou com o prazo de validade dos créditos do VEM, ampliou a integração temporal, que já alcança 50% dos terminais integrados, criou o benefício do VEM Idoso, incentivou municípios a ampliar a malha de faixas azuis/exclusivas e ampliou o convênio com a SDS do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES), que garantirá o lançamento de mais de 2.500 policiais militares nos 10 principais terminais integrados do Grande Recife e na proteção das 44 estações de BRT. Mais recentemente, foram iniciadas as obras de requalificação que alcançarão, em sua primeira fase, 20 estações de BRT e seis terminais integrados.
 
Ainda para o primeiro semestre deste ano, o governo pretende lançar a licitação de concessão da gestão dos terminais à iniciativa privada. A futura parceria tem como objeto a contratação de um parceiro privado para administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos 26 Terminais Integrados e das 44 Estações de BRT, com possibilidade de implantação de empreendimentos associados. Também já está em licitação a concessão que requalificará 1 mil abrigos e 2 mil totens na RMR e finalizado o chamamento público para a revisão da rede de transportes e sua nova licitação.
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