Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

MEIO AMBIENTE

Filhote de esquilo é encontrado em estrada de Aldeia

Publicado em: 07/01/2021 16:27

 (Agência Estadual de Meio Ambiente/Divulgação)
Agência Estadual de Meio Ambiente/Divulgação
Um filhote de Sciurus aestuans, ou simplesmente conhecido como esquilo, foi encontrado em Aldeia, no município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. O ocorrido foi divulgado nesta quinta-feira (7), por especialistas do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que afirmam que apesar do desconhecimento da população, existem esquilos em Pernambuco. A espécie pode ser encontrada nos biomas da Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.

“Muitas pessoas desconhecem que os esquilos ocorrem em nosso estado. Mas, no ano de 2019, o Cetas Tangara recebeu quatro animais desta espécie”, explicou a bióloga do Centro de Triagem de Animais, Tatiana Clericuzi.

De acordo com a Agência Estadual de Meio Ambiente, que acolheu o animal para receber cuidados, o filhote, que é um macho, estava vagando pela Estrada de Pau Ferro, em Aldeia, provavelmente procurando pela mãe. O esquilo, que também é conhecido como caxinguelê ou serelepe, é um roedor, de hábito diurno, muito ágil e de pequeno porte, que mede cerca de 30 cm e pesa até 240g. O pequenino permanece na unidade Cetas Tangara, do bairro da Guabiraba, no Recife, até ter condições de viver sozinho na natureza.

Ainda segundo a agência, os esquilos podem viver sozinhos ou em pares e alimentam-se de frutos, brotos, alguns invertebrados e sementes duras, “pois necessitam gastar os dentes que estão sempre crescendo”. Por ter o hábito de enterrar sementes para refeições, o esquilo é considerado um importante dispersor de sementes. “Dormem em troncos de árvores e constroem seus ninhos nas forquilhas, distantes de dois a quatro metros do solo. O período de gestação da espécie é de cerca de 40 dias e nascem de dois a cinco filhotes, por gestação”, informa.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mundo tem recorde de mortes por Covid-19 em 24 horas
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 27/01
AstraZeneca defende eficácia em idosos depois de questionamentos
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 26/01
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco