Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Com 10 novos leitos de UTI, Hospital da Pessoa Idosa recebe pacientes com Covid-19

Publicado em: 13/01/2021 21:04

 (Rodolfo Loepert/PCR)
Rodolfo Loepert/PCR

No Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), foi inaugurada a nova ala destinada a UTIs de Covid-19. Os 10 primeiros leitos de UTI, de um total de 80 que funcionarão no local, foram ativados pela Prefeitura do Recife, nesta quarta-feira (13). Com a abertura desses leitos, a cidade passará a contar com 130 leitos de terapia intensiva em funcionamento na rede municipal de saúde.

“A gente vai fazer um plano para que nos próximos dias já comecem mais 70, totalizando 80 leitos de UTIs. A gente sabe que é fundamental o fortalecimento da infraestrutura, a demanda de pessoal também, de treinamento, formação de pessoas, para garantir uma infraestrutura que possibilite salvar vidas na cidade”, disse o prefeito João Campos, em visita ao local.

De acordo com a gestão, os respiradores e os demais equipamentos médico-hospitalares são parte dos aparelhos que foram utilizados nos hospitais de campanha que foram desativados. A abertura também contou com a participação do governador Paulo Câmara, que falou sobre os cuidados com a doença.

“E para utilizar esse equipamento para prevenção também e, ao mesmo tempo, caso haja necessidade, para um atendimento de alta complexidade, é ideal que já esteja tudo pronto. A gente vai trabalhar muito nesse período para que a população siga as regras, continue a usar a máscara, evitar aglomeração, todas as medidas necessárias nesse período, porque nós estamos num momento importante da possibilidade de chegada da vacina ainda neste mês, e início da vacinação. Todo cuidado agora é fundamental e necessário”, disse o governador Paulo Câmara.

Atendimentos

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 terão entrada separada dos demais atendimentos. “É importante dizer que a gente muda um pouco o perfil do hospital, mas a gente mantém a segurança do paciente que procura, por exemplo, o nosso ambulatório, que é o idoso, um paciente de risco, então a gente mantém fluxos separados de entrada para garantir a segurança e é um grande avanço que a gente está fazendo hoje, essa ampliação dos 10 leitos”, explica a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Segundo a gestão municipal, toda a estrutura de internamento do hospital, que conta com 62 vagas de enfermaria e 10 de UTI, passarão a dispor de equipamentos para garantir o suporte de tratamento intensivo voltado do novo coronavírus.

“Nossa estrutura foi planejada de forma que todos os setores funcionem de forma independente. Assim, todas as precauções estão sendo tomadas para manter de forma segura o atendimento aos nossos usuários, que, em sua maioria, fazem parte do grupo de risco. Também redobramos os cuidados com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em relação aos nossos profissionais, que passaram por uma série de capacitações e têm recebido orientações diárias da nossa Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)”, explicou o diretor da unidade, Fernando Figueira.

 (Rodolfo Loepert/PCR)
Rodolfo Loepert/PCR


O gestor ressalta que outros oito leitos localizados na sala de Recuperação do Bloco Cirúrgico também serão transformados em UTIs, totalizando assim 80 novas vagas de UTI, que serão ativadas aos poucos, à medida que houver necessidade.

Retrospectiva

O Hospital da Pessoa Idosa, que completou na última sexta-feira (8), apenas 100 dias de funcionamento, continuará disponibilizando mais de 15 especialidades de saúde, como geriatria, cardiologia, fisioterapia e fonoaudiologia. Além disso, o Serviço de Apoio ao Diagnóstico Terapêutico, que oferece exames laboratoriais e de imagem, como tomografia e ressonância magnética, também será mantido. O local começou a funcionar no dia 1º de outubro de 2020.

Segundo a gestão do hospital, a unidade superou a marca de 6 mil consultas realizadas em seu ambulatório, enquanto na área de Apoio ao Diagnóstico, foram mais de 35 mil exames realizados, entre laboratoriais e de imagem, incluindo ecocardiograma, eletrocardiograma, M.A.P.A, holter, ressonância magnética, ultrassonografia e tomografia. Ainda segundo a gestão, no bloco cirúrgico, onde são realizados procedimentos de pequeno porte, como retirada de pequenos tumores e outras lesões de pele, foram mais de 370 cirurgias eletivas realizadas. Ao total já foram realizados mais de 41.183 atendimentos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL