Vida Urbana
OPERAÇÃO
Celpe flagra desvio de energia em estabelecimentos de Boa Viagem; um homem foi preso
Publicado: 13/01/2021 às 15:05

/Foto: Divulgação/ Celpe
A primeira unidade consumidora a receber as equipes da Celpe foi uma loja de informática localizada em uma galeria na Avenida Domingos Ferreira. Ao chegar ao local, os técnicos constataram que, na verdade, existiam duas lojas no centro comercial que estavam com os medidores fraudados. Uma delas foi regularizada e o fornecimento normalizado. A segunda, por ser reincidente e possuir débitos com a companhia, teve o medidor retirado e só será religada após o pagamento da dívida e multa. O proprietário foi levado pela polícia para a delegacia, onde foi preso em flagrante.
O outro estabelecimento, um restaurante, era reincidente, não possuía medidor de energia e estava ligado direto na rede de distribuição da Celpe. A equipe da concessionária promoveu a regularização do imóvel e instalou o medidor. Técnicos da concessionária ainda visitaram uma padaria, mas não identificaram o furto, apenas o medidor adulterado. O equipamento foi substituído.
“A ação desta quarta-feira foi resultado de um estudo da rede realizado pelo núcleo de inteligência da Celpe. Enviamos uma equipe de inspeção aos locais e constatamos as irregularidades, juntamente com a autoridade policial. É importante ressaltar que todas as vezes que ocorre o furto de energia, a conta dessas pessoas é paga pelos demais clientes, segundo a norma da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula o setor em todo o Brasil. Por isso é tão importante que as pessoas denunciem sempre que desconfiarem de algum tipo de irregularidade na rede”, relata o gerente de Recuperação de Receita da Celpe, Gustavo Santos.
O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da Celpe, sem a necessidade de identificação.
Últimas

Mais Lidas
