Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Oportunidade

Recife oferece curso de manutenção de bicicletas para pessoas em situação de rua

Publicado em: 11/12/2020 18:17

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSJPDDH) e da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, inicia, na próxima segunda-feira (14), a segunda turma do curso de manutenção de bicicletas para as pessoas em situação de rua atendidas pela rede de cuidado socioassistencial do município. A iniciativa acontece em parceria com a Pastoral do Povo da Rua.

Diante da preocupação com o distanciamento social devido à pandemia de covid-19, um total de 13 alunos serão beneficiados, sendo que cinco deles já concluíram as aulas e receberam, nesta sexta-feira (11), a certificação. A segunda turma terá início na segunda-feira (14), na Escola Profissionalizante Dom Bosco, localizada na Avenida Norte, no bairro de Casa Amarela.

“O objetivo das aulas é promover a possibilidade de acesso à renda, bem como proporcionar educação para a conquista da autonomia, visando a construção de novos projetos de vida e a saída das ruas”, reforça Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife. O projeto é voltado para pessoas em situação de rua que são acompanhadas pelos serviços do Centro POP (Centro de Referência Especializados para População em Situação de Rua) e pela Pastoral do Povo da Rua, além de estarem acolhidos no Abrigo Noturno Irmã Dulce. As aulas acontecem das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, por cinco dias. Na conclusão, os alunos recebem um certificado e um kit com ferramentas para que possam iniciar a nova atividade o quanto antes.

“A função do poder público é cuidar daqueles que mais precisam, não apenas no sentido assistencialista, mas também para construir cidadãos que não precisem depender de ninguém. Com o curso, estamos dando oportunidade a essas pessoas, permitindo que elas cresçam como cidadãos e como indivíduos capazes de gerir suas vidas e construir seu futuro”, completa o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Júnior.

Assistência

O Centro POP (Centro de Referência Especializados para População em Situação de Rua) é um equipamento que oferece às pessoas em situação de rua atendimento e atividades direcionadas ao desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares. O município do Recife dispõe de duas unidades de atendimento especializado a este público: Centro POP Glória, localizado na Rua Bernardo Gruimarães, nº 135 , em Santo Amaro; e Centro POP Neusa Gomes, que fica na Rua Dr. João Coimbra, nº 66, na Madalena.

Os Centros POP são equipamentos aos quais a pessoa em situação de rua pode se dirigir para ter acesso a determinadas demandas mais emergenciais ou serem encaminhados para ele pelas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social de Rua (SEAS). Os dois equipamentos funcionam de segunda até sexta-feira, das 8h às 17h.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Erupção de vulcão na ilha de Java deixou 34 mortos
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT/PE), Almir Mattias e Renata Berenguer
Laboratório anuncia teste para diferenciar o coronavírus da gripe A e B
Manhã na Clube: entrevistas com Alberto Feitosa (PSC), Márcia Horowitz e Andreia Rodrigues
Grupo Diario de Pernambuco