Diario de Pernambuco
Busca

Espaço Ciência fica em quarto lugar e ganha prêmio nacional por divulgação da Astronomia

Publicado em: 01/12/2020 13:25 | Atualizado em: 01/12/2020 13:45

 (Foto: Divulgação/Espaço Ciência)
Foto: Divulgação/Espaço Ciência
O Espaço Ciência e o Observatório da Sé receberam o Prêmio Quíron de Prata, quarto lugar entre as instituições que promovem a divulgação da Astronomia no país. Promovida a cada cinco anos pelo Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos (GaeA), essa foi a 1ª edição do prêmio, que serve para estimular a produtividade no registro de observações técnicas e na realização de eventos de divulgação.

Entre os critérios, foram levados em consideração as atividades desenvolvidas em 2018 e 2019. Para atribuir as pontuações, o GaeA levou em conta registros de observações, eventos astronômicos, exposições, cursos, mobilizações e atividades diversas.

O Espaço Ciência garantiu um total de 24.480 pontos, ficando à frente do Museu de Astronomia e Ciências afins e do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro. Em compensação, a instituição ficou atrás do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, da USP; do Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilício de Souza, vinculado ao IFSC; e da Olimpíada Brasileira de Astronomia, do Rio de Janeiro.

Um dos integrantes da Coordenação de Astronomia do Espaço Ciência e do Observatório da Sé, Cleiton Batista, comemorou o recebimento do prêmio pelo museu interativo. "Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho que o Espaço Ciência e o Observatório da Sé têm feito para popularizar o conhecimento da Astronomia. Infelizmente, 2020 foi um ano atípico e buscamos dar continuidade às nossas ações apenas de forma remota. Mas esperamos que tudo isso passe logo para retomarmos o contato com o público, as observações e os eventos"

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL