Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Educação

Veja como foi o retorno das aulas presenciais do ensino fundamental na rede privada

Publicado em: 10/11/2020 11:30 | Atualizado em: 10/11/2020 18:08

 (Arnaldo Sete/Esp.DP)
Arnaldo Sete/Esp.DP
Com um ano de mudanças em diversas esferas sociais, entre elas a educação, as portas das escolas foram reabertas para os alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede particular. Nesta terça-feira (10), as aulas foram retomadas de forma presencial, conforme o calendário definido pelo governo do estado.

Da necessidade maior dos estudantes, o primeiro sentimento deixado para trás foi a saudade de rever os colegas, professores e a própria estrutura da escola. O contato físico ainda não foi liberado, seguindo as recomendações da secretaria de saúde.

No colégio Núcleo, na Zona Norte do Recife, os alunos do 6º ao 9º ano participaram de reuniões de acolhimento. Cada turma em um horário diferenciado, mantendo o distanciamento e com o uso obrigatório de máscaras de proteção facial.

"Esse período de volta às aulas é um reecontro com amigos que eu não tive a oportunidade de manter o contato. Eu sou novo nesta escola, então eu estou matando a saudade do próprio ambiente. Estou podendo relembrar os momentos que eu tive nesse breve período em que assistimos aulas presenciais antes da pandemia", contou o estudante Frederico Motta, de 14 anos.

Para a estudante Larissa Hanuch, do 9° ano, o momento foi essencial para que a jovem pudesse se despedir dos colegas de turma. Ela está de mudança para São Paulo nesta quarta-feira (11).

"Eu estou tentando aliviar um pouco da saudade. Eu estudo no Núcleo desde os quatro anos e o retorno veio na hora certa, já que a partir de amanhã estarei morando em outro estado", descreve.

Já para o aluno Arthur Figueiroa, 14, o retorno das aulas será importante para manter o foco na reta final do ano letivo.

"São novas experiências. Tivemos atividades com maiores restrições no meio digital, mas agora temos a oportunidade de realizar novos exercícios, que são importantes para o emocional também. Além disso, eu espero que a gente consiga realizar as atividades com maior eficiência porque em casa temos que lidar com o barulho e outras distrações", afirma.

Para a diretora do ensino fundamental e médio do colégio Núcleo, Daniela Teobaldo, o retorno das atividades tem uma importância emocional no ano letivo dos alunos.

"O retorno neste momento é de fundamental importância no aspecto emocional dos alunos. O nosso trabalho digital teve um alcance grande, onde a transição completa para as atividades online foi tranquila, mas a longo prazo é desgastante. O nosso objetivo com as aulas presenciais é ter momentos onde eles recebem orientações, um fortalecimento socioemocional e relembrar, mesmo que respeitando o distanciamento, que agora temos a presença física", informou.    






Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Moderna espera entregar sua vacina antes do Natal
OMS alerta para situação do Brasil e México na pandemia
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 30/11
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 01/12
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco