Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Imunização

Vacinação contra poliomielite chega na reta final com drive thru e horário especial

Publicado em: 10/11/2020 18:22

 (Foto: Bruna Costa/ DP Foto)
Foto: Bruna Costa/ DP Foto
Para fortalecer a Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) disponibilizou postos de imunização via drive thru. Nesta terça-feira (10), o drive thru funcionou na Avenida Norte, no bairro da Macaxeira, e atendeu pais e responsáveis que levaram os pequenos com idades entre 1 e 5 anos incompletos para tomar a vacina.

Tereza Coelho, médica da equipe de vacinação, conta que a procura pelo serviço está abaixo do esperado, apesar dos esforços. “Por conta da pandemia, a gente acredita que os pais estão com mais receio de sair de casa e de levar as crianças aos postos de vacina. Então usamos outras estratégias para aumentar a cobertura, dentro do planejamento do Programa Nacional de Vacinação”, afirma.

Além da preocupação com o coronavírus, outros fatores podem ter contribuído para a diminuição da procura. “A propagação de notícias falsas não ajuda. Não só em campanhas de vacina, mas em todas as doenças. Precisamos procurar informação, para tentar melhorar nossa saúde”, ressalta a profissional. A médica faz um apelo aos pais e responsáveis que ainda não vacinaram os pequenos: “levem suas crianças. Somos um país sem casos de polio, mas precisamos manter a nossa excelência. Precisamos evitar que isso venha nos acometer novamente”, ressalta.

Quem procurou o serviço não teve dificuldades para imunizar as crianças. Manuela Castro, 38, psicóloga, trouxe a filha Patrícia, de 2 anos, para tomar a vacina. Ela ressalta que manter os filhos protegidos sempre foi uma preocupação. “Eu acredito que a vacinação existe para prevenir doenças e, existindo essa possibilidade, a gente deve seguir a indicação dos médicos. Eu tenho dois filhos e os dois estão com as vacinas em dia”, conta.

Para a dona de casa Geisiane Soares, 36, que veio ao posto de vacinação com o filho Arthur, de 3, manter a caderneta de vacinação em dia é importante para proteger os pequenos. “A criança fica imunizada. É muito importante porque evita muitas doenças. Tenho mais três filhos [fora da faixa etária da campanha], e todos eles estão vacinados”, afirma. Renata Sacramento, 41, dona de casa, mãe de Heitor, 3, levou apenas alguns minutos para imunizar o filho. Para ela, a praticidade que encontrou para vacinar a criança pelo drive thru foi essencial para deixar a família mais tranquila. “É super prático. Não tem nenhum tipo de contato [por causa do coronavírus]. É só abrir a janela, a criança tomar a vacina e todo mundo sai protegido”, diz.

Reta final

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite teve início no último dia 5 e vai até a próxima sexta (13). Na quarta-feira (11), o posto de vacinação itinerante vai estar montado na Avenida Boa Viagem, bairro do Pina, próximo ao recuo da Avenida Antônio de Góes, nas proximidades do Empresarial JCPM. Na quinta (12), é a vez do bairro de Santo Amaro receber a vacinação via drive thru. Por lá, o local de vacinação estará na Avenida Agamenon Magalhães, próximo ao viaduto da Avenida Norte.

Além do drive thru, as unidades de saúde do Recife também estão disponíveis para aplicar as vacinas até a próxima sexta-feira (13), com funcionamento em horário especial, das 8h às 21h. A ação também é direcionada para adultos dos 20 aos 49 que precisam tomar vacina contra sarampo, além de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade que precisam atualizar a caderneta de vacinação.

Na quarta (11), a população pode buscar à noite as Policlínicas Lessa de Andrade, na Madalena, e Naíde Regueira Teodósio/Pina, no Pina. Na quinta (12), a vacinação acontece no Centro de Saúde Gaspar Regueira, no Barro, e na Upinha Rio da Prata, no Ibura. Já na sexta (13), as Policlínicas Clementino Fraga, no Vasco da Gama, e Salomão Kelner, em Água Fria, vão atender com horário estendido.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 02/12
Moderna espera entregar sua vacina antes do Natal
OMS alerta para situação do Brasil e México na pandemia
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 30/11
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco