Mobilidade
A famosa linha Rio Doce/ CDU não é mais desde março
Publicado em: 12/11/2020 11:41
![]() | |
A famosíssima linha Rio Doce/CDU usada pelos alunos Federal e imortalizada até no cinema, não é mais a mesma desde março, quando as aulas pararam na UFPE (Paulo Paiva / DP) |
Com as aulas presenciais suspensas desde o dia 17 de março por conta da pandemia do novo coronavírus, a vida dos estudantes foi uma das que mais mudou ao longo desse ano de 2020. A linha Rio Doce/CDU, umas das conhecidas da Região Metropolitana do Recife, que estrelou até um documentário que mostra uma viagem por dentro do ônibus que passa pelos subúrbios de Recife e Olinda e em grande maioria dos estudantes, culmina na Universidade Federal de Pernambuco.
Em tempos de pandemia o Terminal Integrado de Rio Doce que antes recebia 10 mil pessoas por dia, teve um número reduzido de passageiros para 7 mil pessoas. Além de ter se adaptado a novos protocolos de distanciamento social e uso obrigatório de mascaras ao entrar nos coletivos. Outra mudança foi sentida no Rio Doce/CDU, a linha não está concluindo o itinerário até a UFPE, finalizando no Terminal Integrado da Cidade Universitária, na esquina com a Avenida Caxangá, diminuindo em média 20 minutos da viagem que levava em torno de 145 minutos ao longo de 168 paradas.
![]() | |
Paulo Paiva / DP |
Segundo Poliana dos Santos que utiliza o Terminal todos os dias a diminuição é perceptível, tendo em vista que o Rio Doce/Dois Irmãos, outra linha que passa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco também sentiu com a falta das aulas.
No cinema o documentário dirigido por Adelina Pontual concorreu em 2013 ao Troféu Calunga de Ouro, e também foi exibido no 17º Cine PE, conquistando a empatia do público local, por mostrar de forma espontâneas as mais de 3 mil pessoas que utilizam o coletivo.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS