Diario de Pernambuco
Busca

ARTIGO

Mandarim como ponte de amizade China-Brasil

Publicado em: 17/09/2020 18:20 | Atualizado em: 17/09/2020 18:48

 (Foto: Instituto de Confúcio da Universidade de Pernambuco)
Foto: Instituto de Confúcio da Universidade de Pernambuco
Artigo feito por Peng Xiantang (Universidade Central das Finanças e Economia, Diretor Chinês do Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco)

O Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco no Brasil (doravante denominado “Instituto Confúcio da UPE”) foi estabelecido pelo convênio entre a Universidade de Pernambuco no Brasil e a Universidade Central das Finanças e Economia da China em 26 de novembro de 2013. Foi aprovado como o primeiro Instituto Confúcio (doravante denominado “IC”) modelo em dezembro de 2014, sendo o único IC modelo no Brasil. O Instituto Confúcio da UPE sempre aderiu ao conceito de desenvolvimento de “promover intercâmbios culturais com o ensino da língua chinesa e fomentar o ensino da língua chinesa com intercâmbios culturais”, promoveu ativamente o trabalho dos IC e desempenhou um papel ativo no aprendizado do chinês e na compreensão da cultura chinesa para o povo brasileiro, além de contribuir para a promoção de cooperação e intercâmbio cultural sino-brasileiro e de uma civilização mundial diversificada.

1. Atividades de ensino

(1) O número de matrículas está aumentando ano a ano

Além da sede, o Instituto Confúcio da UPE estabeleceu a Sala Confúcio da Universidade Católica de Pernambuco, a Sala Confúcio do Colégio Santa Maria e a disciplina eletiva de chinês na POLI e FCAP-UPE. O Instituto Confúcio formou um sistema de ensino centrado na sede, duas Salas Confúcio, quatro postos de ensino e dois cursos eletivos universitários. Nos últimos seis anos, o Instituto Confúcio expandiu continuamente seu impacto de ensino e corpo discente ano a ano, com um total de aproximadamente 6.500 estudantes inscritos.

Em 19 de março de 2019, o Instituto Confúcio ofereceu cursos de chinês gratuitos no Centro de Educação Profissional Jornalista Cristiano Donato, no bairro da Boa Vista, Recife. O centro atende principalmente famílias com desafios econômicos, fornecendo o aprendizado do idioma e a preparação de estudantes e profissionais para o mercado internacional. A abertura deste curso é uma tentativa importante do IC para  servir a comunidade local. O jornalista do Jornal do Comércio Pernambuco Davi Souza publicou um artigo enfatizando a importância do desenvolvimento do ensino da língua chinesa no Brasil, e elogiou o papel de ponte desempenhado pelo Instituto Confúcio no estado. A inauguração do curso foi reportado ao vivo pelo TV Pernambuco.

(2) Os objetos de ensino são diversificados e o sistema curricular está  gradualmente mais completo

O nível de ensino do Instituto Confúcio está cada vez mais abrangente, incluindo cursos para alunos de ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, curso para o público geral, curso avançado de leitura e escrita, curso de caligrafia e pintura tradicional chinesa, e aulas particulares, a fim de atender às necessidades de estudantes de diferentes idades e objetivos na aprendizagem do chinês e, ao mesmo tempo, busca promover a integração do ensino chinês nas comunidades locais, escolas primárias e secundárias e realizar o desenvolvimento contínuo do aprendizado de chinês.

(3) A qualidade de ensino foi bastante aprimorada e a influência social está aumentando

O Instituto Confúcio atribui grande importância à qualidade de ensino dos professores e adotou uma série de medidas, como aulas de demonstração pré-semestre, observação em sala e seminários pedagógicos para garantir que todos os professores possam absorver estratégias de ensino e, por consequente, reter o interesse e melhorar as habilidades linguísticas dos alunos. Os alunos do Instituto Confúcio alcançaram resultados significativos em várias competições e aplicações de bolsas de estudo em todos os níveis. Por exemplo, a taxa média de aprovação de estudantes que fazem o teste de proficiência em língua chinesa (HSK), o teste de proficiência oral em chinês (HSKK) e outros testes excede 90% e o número de estudantes de nível avançado está aumentando ano a ano. Atualmente, um aluno está fazendo doutorado na Universidade de Tecnologia Química de Pequim e quatro estão fazendo mestrado na Universidade Central das Finanças e Economia da China, 10 estudantes receberam uma bolsa de um ano e 4 estudantes receberam uma bolsa semestral do Hanban para estudar na Universidade Central das Finanças e Economia; em 2016, os concorrentes da Competição ponte Chinesa Felipe e Diane do IC venceram no Campeonato Brasileiro, e o Felipe representou o Brasil nas finais  da Competição Mundial de “Ponte Chinesa” para Estudantes Universitários. O aluno He Botong (Heberton Silva) conquistou o segundo lugar na competição regional brasileira em 2017.

2. Atividades culturais

As atividades culturais do Instituto Confúcio são diversas em formatos e ricas em conotações, cobrindo toda a essência da cultura chinesa, como música folclórica, pintura tradicional chinesa, caligrafia, artes marciais, arte em chá, medicina chinesa, artesanato, trajes tradicionais, festivais tradicionais etc. Por meio de palestras, competições, performances, exposições, aulas de experiência cultural, intercâmbios para a China e outras formas proporciona aos brasileiros oportunidades de experimentar a cultura chinesa. Nos últimos 6 anos, o Instituto Confúcio organizou mais de 200 eventos culturais, com um público total de mais de 30.000 pessoas. As atividades culturais do Instituto Confúcio têm as seguintes três características:

(1) Realizar regularmente atividades seriais "Salão Cultural Chinês"  e "Noite de Cinema Chinês"

O “Salão Cultural Chinês” e a “Noite de Cinema Chinês” são organizados todas as semanas pelo Instituto Confúcio, abrangendo palestras de artes marciais, medicina chinesa, caligrafia, pintura tradicional chinesa, artesanatos, culinária, arte de chá, cerâmica e grupos étnicos chineses, assim como experiências culturais sobre instrumentos musicais e apreciação de filmes chineses. Além disso, o Instituto Confúcio estabeleceu grupos de interesse culturais como coral, grupos de dança, orquestras folclóricas, aulas de caligrafia, oficinas de Kung Fu e de artesanato. Os clubes de interesse, salões culturais e noite de cinema chinês possuem complementaridade uns aos outros e têm atraído a participação de muitos estudantes e do público local pela pluralidade de temas e da diversidade de apresentações.
 

(2) Promover o charme da cultura chinesa com projetos tradicionais como a “Ponte Chinesa”, o Dia Global do Instituto Confúcio e exposições de arte

O Instituto Confúcio organiza a competição de chinês "Ponte Chinesa", a Competição de Canto Chinês, as celebrações do Dia do Instituto Confúcio e do Festival da Primavera, a exposição de obras da Associação Chinesa de Fotógrafos, as sessões musicais folclóricas, a entrevista com famosos diretores de cinema, o Summer Camp de Língua e Cultura Chinesa e a turnê “Os Dragões e Leões Soltam na América do Sul"em Recife para aprofundar o entendimento dos estudantes e do público sobre a conotação da cultura chinesa e promover intercâmbios culturais e aprendizado mútuo entre os dois países.
TAGS: brasil | china | mandarim |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL