Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

PREMIAÇÃO

Matérias e fotos do Diario concorrem ao 16º Prêmio Urbana de Jornalismo

Publicado em: 30/08/2020 13:54 | Atualizado em: 31/08/2020 07:03

O fotógrafo Peu Ricardo concorre na categoria Fotojornalismo (Foto: Léo Santana / Esp. DP)
O fotógrafo Peu Ricardo concorre na categoria Fotojornalismo (Foto: Léo Santana / Esp. DP)
Amanhã, profissionais em atividade ou que já fizeram parte dos quadros do Diario de Pernambuco podem ser agraciados com o 16º Prêmio Urbana de Jornalismo oferecido pela Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE). Dois profissionais em exercício no Diario, a jornalista Ana Maria Nascimento e o fotógrafo Peu Ricardo, concorrem aos prêmios de reportagem impressa e fotojornalismo, respectivamente. Já as também jornalistas Alice de Souza e Rosália Vasconcelos concorrem com matérias publicadas enquanto ainda estavam no jornal. O anúncio dos vencedores acontecerá de forma digital, no dia 1 de setembro, às 19h, pelo canal do YouTube (https://www.youtube.com/peurbana) e na página do facebook da Urbana-PE (@urbanapetransporte).

Alice de Souza e Ana Maria Nascimento concorrem com a matéria especial “As Cinzas da Civilização” na categoria reportagem impresso, publicada pelo Diario na edição de fim de semana de 30 de novembro e 1 de dezembro de 2019. O tema é o mesmo na qual a dupla também disputa em jornalismo online, sendo intitulado nesta plataforma como “Incêndios a ônibus desafiam autoridades e prejudicam passageiros”. Ana Maria explica que é basicamente a mesma matéria, em versões diferentes. “No online, há um mapa interativo em que as pessoas podem passear em uma linha do tempo dos incêndios desde a década de 80 até o ano passado”, afirma. 

Editada em quatro páginas na versão impressa, o tema surgiu da participação da repórter em um evento da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU) onde foi apresentado um relatório sobre ônibus queimados no Brasil ao longo de 20 anos. “Não era na época, entretanto, uma problemática muito presente na RMR. Não havia, portanto, um factual que justificasse matéria sobre esse assunto. Então, em novembro do ano passado, começaram a ocorrer incêndios simultâneos em locais como Recife, Paulista, Jaboatão. Então, decidimos unir o relatório que já tínhamos com o que estava acontecendo, trazendo estudos e reflexões teóricas sobre o assunto”, relembra. No meio da apuração, as repórteres também acabaram desmembrando a questão para os incêndios não intencionais, como um que ocorreu em frente ao Shopping Boa Vista, bairro do mesmo nome, à época.

Alice de Souza complementa que o objetivo era mostrar tratar-se de um problema recorrente no Brasil, maior do que um fenômeno isolado e abordar quais as implicações disto para o setor e para os passageiros. “Para compor esse material, entrevistamos motoristas de ônibus e cobradores que trabalhavam em veículos incendiados, além de passageiros, vários especialistas e empresas de ônibus. Em relação ao prêmio, é sempre importante saber que uma pauta que você produziu está sendo reconhecida, sobretudo neste momento em que não sabemos como ficará o setor de transporte diante das mudanças impostas pela pandemia”, analisa.

Ana Maria Nascimento e Alice de Souza são concorrentes da categoria Reportagem Impresso (Foto: Paulo Paiva / DP Foto)
Ana Maria Nascimento e Alice de Souza são concorrentes da categoria Reportagem Impresso (Foto: Paulo Paiva / DP Foto)

Na categoria online, além de Ana Maria e Alice, a jornalista Rosália Vasconcelos também participa com duas matérias publicadas no site do Diario: “Aplicação de recursos arrecadados pela CTTU ainda é caixa –preta para população” e “Túnel Augusto Lucena: O planejamento urbano desvinculado a políticas sociais”. “É uma satisfação imensa concorrer ao Prêmio Urbana de Jornalismo com duas matérias de impacto social. A primeira, publicada em novembro de 2019, traz uma discussão antiga, mas sempre pertinente, sobre a aplicabilidade dos recursos da CTTU arrecadados por meio de multas e infrações. A segunda, produzida em julho do mesmo ano, apresenta o contexto de construção do Túnel Augusto Lucena e como se deu a ocupação por famílias inteiras que hoje vivem no teto do equipamento viário, correndo riscos. Ambas representam o que penso sobre o jornalismo existir pra dar luz ao errado que se normalizou", afirma Rosália.
 
Rosália Vasconcelos disputa na categoria Online (Paulo Paiva/DP/D.A Press.)
Rosália Vasconcelos disputa na categoria Online (Paulo Paiva/DP/D.A Press.)
 
Na categoria Fotojornalismo, uma das fotos concorrentes é a de Peu Ricardo, que ilustrou a matéria publicada em abril de 2019, “De Bicicleta para a sala de aula”. Nela, a  jornalista Marcionila Teixeira aborda o fato de que, na periferia, as mulheres são as principais responsáveis por levar crianças às escolas e que, sobre duas rodas, driblam a crise e chegam mais rapidamente aos seus destinos. “A imagem é de uma mãe levando uma filha na sua bicicleta para a escola. Era um dia chuvoso e a criança estava protegida enquanto a mulher levava chuva, bem como outras mães. Me sinto contente por concorrer com uma imagem que mostra a realidade dos mais carentes e a forma como acabam por contornar as dificuldades do dia a dia”, afirma Peu Ricardo.

Ao todo são 15 finalistas que concorrem nas categorias Jornalismo Impresso – Matéria Especial; Jornalismo Impresso – Série de Reportagem; Radiojornalismo; Fotojornalismo; Telejornalismo e Jornalismo Online. Cada trabalho premiado receberá R$ 2,5 mil e o grande prêmio mais R$ 5 mil.
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista o candidato à prefeitura do Recife Coronel Feitosa (PSC)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #162 Anelídeos: segmentação corporal e parapódios
De 1 a 5: Dicas para a sua bicicleta ser seu transporte diário
Ministério da Saúde autoriza volta parcial da torcida na Série A
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco