Diario de Pernambuco
Busca

Exames

Novo posto aberto no Ceasa amplia a capacidade de testagens para Covid-19

Publicado em: 06/07/2020 11:09 | Atualizado em: 06/07/2020 12:05

Novo centro de testagem para Covid-19 começa a funcionar no Ceasa.
 (Foto: Bruna Costa/Esp. DP Foto.)
Novo centro de testagem para Covid-19 começa a funcionar no Ceasa. (Foto: Bruna Costa/Esp. DP Foto.)

Há cerca de um mês a assistente administrativa Maria de Fátima Monteiro, de 62 anos, apresentou febre, falta de ar e dores no corpo. Nesta segunda-feira (6), o exame comprovou que ela foi infectada pelo novo coronavírus. O diagnóstico foi possível através do posto avançado de testagem para Covid-19, que começou a funcionar no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), no Curado, Zona Oeste do Recife. O local foi escolhido por causa da grande circulação de pessoas, cerca de 60 mil por dia.

"Trabalho no Ceasa há oito anos. Voltei ao presencial nesse mês, porque estava remoto. No início de junho tive alguns sintomas e suspeitei. Achei muito positivo a instalação desse posto aqui porque concentra muita gente. Agora, até que se prove o contrário, já tenho a imunidade", conta Maria de Fátima, que garante continuar tomando todos os cuidados. "Mesmo assim, continuo com a máscara, lavando sempre as mãos e passando álcool gel para proteger as outras pessoas com quem convivo", diz.

Esta unidade é a primeira aberta para atender todos os públicos prioritários para testagem do novo coronavírus e tem capacidade para realizar, inicialmente, uma média de cem coletas por dia. "Essa iniciativa amplia o acesso dos grupos prioritários a esses exames. A Secretaria Estadual de Saúde já fez mais de 9 mil testes nos três postos e isso permite um maior acompanhamento e uma amostragem importante de parte da população", comenta a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Ricarda Samara.

Foram instalados dois lavatórios na entrada e saída do posto. Além disso, quem chega precisa medir a temperatura e durante a espera é mantido o distanciamento de 1,5m entre as cadeiras. O espaço tem seis cabines, sendo quatro para o RT-PCR, um tipo de exame que indica se o vírus está presente no organismo e o teste rápido, feito para confirmar se o paciente já foi infectado pelo vírus. O material colhido no primeiro tipo de exame é encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen) e o resultado sai em quatro dias. Já o segundo tipo indica o resultado em 15 minutos.

Após o teste, a assistente administrativa Maria de Fátima Monteiro, 62, descobriu que já contraiu o novo coronavírus. (Foto: Bruna Costa/Esp. DP Foto.)
Após o teste, a assistente administrativa Maria de Fátima Monteiro, 62, descobriu que já contraiu o novo coronavírus. (Foto: Bruna Costa/Esp. DP Foto.)

Podem realizar o exame: profissionais sintomáticos de saúde, segurança e sistema prisional, idosos e os trabalhadores sintomáticos, que moram e atuam em instituições de longa permanência para a população a partir dos 60 anos; usuários e profissionais de residências terapêuticas, unidades de acolhimento e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 24h; gestantes no pré-natal; e trabalhadores de serviços essenciais, como supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, imprensa, bancos, clínicas e hospitais veterinários, serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade.

O posto funciona diariamente, das 7h às 15h. Atualmente, estão em funcionamento outros três centros de testagens para Covid-19, sendo um voltado exclusivamente para coleta de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde, localizado na própria sede da unidade, no Bongi, Zona Oeste do Recife. Os outros dois postos avançados, que passam a receber casos suspeitos de todos os grupos prioritários, estão localizados no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista e no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), no Complexo de Salgadinho, em Olinda. Essas três unidades já realizaram 9.353 exames, sendo 2.802 swab nasal-orofaríngeo e 6.551 testes rápidos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL