Vida Urbana

Depois de impacto do desastre com óleo, pescadores da Ilha de Deus sofrem com pandemia



"Eu vivo de pescar e vender de porta em porta. A minha área é San Martin, Caxangá, Engenho do Meio (Zona Oeste do Recife), mas as pessoas não querem nem sair de casa. O comércio fechou, então, muitas vezes, não tenho para quem vender", relata o pescador. "A situação é muito difícil. O óleo já tinha sido uma época complicada, mas a pandemia está sendo pior, pois está durando muito tempo", completa.

LEIA MAIS:

Ilha de Deus: Marisqueiros perdem a clientela após desastre com óleo no litoral do estado


Pandemia


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento enfatiza que os aquicultores brasileiros têm um papel fundamental na produção de alimentos para o país e para o mundo. "Essa atividade deve ser essencial para a continuidade do abastecimento de produtos de pescado e para a manutenção da cadeia produva. Além disso, em muitos casos, representa a principal e única fonte de renda de muitos produtores e trabalhadores rurais", pontua.

O órgão federal reconhece que o cenário atual traz "dificuldade de escoamento da produção (exportação e mercado interno); acúmulo de peixes no ambiente produvo ou matéria­-prima processada". O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento afirma ainda que, assim como para todos os outros tipos de alimento, não existem evidências científicas de que o pescado seja responsável pela transmissão da Covid-19.

"Como o contágio é feito pelas gotículas expelidas pelos portadores, são as medidas de higiene, como o ato constante de lavar as mãos imediatamente após tocar qualquer tipo de superfície ou produto comercial, aliado ao comportamento de evitar levar as mãos à boca, ao nariz e aos olhos nessas situações, consideradas fundamentais para evitar a propagação do vírus. Portanto, é seguro e altamente recomendável o consumo do pescado por ser considerado uma fonte saudável de nutrientes, rica em aminoácidos e ácidos graxos essenciais", ressalta.

 

 

   

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...