SAÚDE

Reunião discute estratégias para reabertura dos serviços do Hospital das Clínicas

Publicado em: 17/06/2020 19:16

 (Foto: Julio Jacobina/Arquivo DP
)
Foto: Julio Jacobina/Arquivo DP
Membros do colegiado ampliado do Hospital das Clínicas da UFPE se reuniram presencialmente na tarde da última terça-feira (16), no Anfiteatro 1, para dar continuidade à construção do plano de reabertura dos serviços considerados não essenciais do hospital universitário que estão suspensos devido à pandemia do novo coronavírus. Assim que todos os fluxos forem definidos estes serão encaminhados às chefias para discussão e ampla divulgação. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Toda a discussão e os eixos centrais estão sendo construídos para que essa reabertura seja feita de maneira gradual e seguindo as orientações de autoridades sanitárias. Temos dialogado com a Secretaria Estadual de Saúde sobre essa retomada”, afirmou o superintendente do HC, Luiz Alberto Mattos. Uma comissão instituída no HC já está avaliando a capacidade instalada de infraestrutura do hospital para a criação de um fluxo que possa atender as demandas assistenciais, atentando às orientações de vigilância em saúde, aos riscos assistenciais e à segurança dos profissionais.

Durante a reunião, que contou com apresentações da chefe da UTI, Michele Godoy, da coordenadora do Nutes UFPE, Magdala Novaes, e da coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem, Geivianni Andrade, entre outros profissionais, foram mostradas algumas alternativas, elaboradas anteriormente pelos membros do colegiado ampliado do HC.

A ideia é que os serviços sejam retomados por fases, ocorrendo, nesta primeira, a transição entre atendimento de pacientes Covid-19 e não Covid-19. “Estamos atentos às demandas represadas devido à pandemia. Tão logo tenhamos os delineamentos centrais já bem formatados, levaremos para as chefias de Unidades e Serviços para participarem desse processo”, completou Mattos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL