Diario de Pernambuco
Busca

Arquipélago

Quase um mês após zerar ocorrências, Noronha volta a confirmar casos da Covid-19

Publicado em: 03/06/2020 19:25 | Atualizado em: 03/06/2020 20:33

 (Foto: Paulo Paiva/DP)
Foto: Paulo Paiva/DP
Dois novos casos da Covid-19 foram registrados em Fernando de Noronha, quase um mês depois de as ocorrências da doença serem zeradas no arquipélago. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, em coletiva de imprensa realizada no Palácio do Campo das Princesas nesta quarta-feira (3).

No dia 8 de maio, a Administração de Noronha informou a cura clínica dos últimos dois casos restantes da Covid-19 na ilha. Com isso, todos os 28 pacientes contaminados pelo novo coronavírus no arquipélago estavam recuperados. Eram 17 homens e 11 mulheres, com idades entre 25 e 59 anos. Agora, a quantidade de registros subiu para 30 em Noronha.

"(Os dois pacientes dos novos casos) Já estão devidamente isolados e estamos fazendo inquérito sorológico na ilha, que foi importante para essa detecção", afirmou o secretário de Saúde. Segundo Longo, os dois novos casos estão ativos, ou seja, os pacientes ainda estão com o vírus no organismo.

A Administração de Fernando de Noronha informou, em nota, que, entre os primeiros resultados do estudo epidemiológico em curso na ilha, foram identificados dois casos positivos de Covid-19. "Os pacientes são uma mulher de 56 anos e um homem de 50. Os dois estão assintomáticos e encontram-se em isolamento domiciliar, cumprindo quarentena", esclareceu a gestão do arquipélago. Outras 18 pessoas, que tiveram contato com os pacientes confirmados, também estão isoladas e serão testadas para a doença.

Está em curso em Fernando de Noronha o Estudo Epidemiológico que vai avaliar a circulação do novo coronavírus na ilha. Nesta primeira etapa da pesquisa, 455 amostras de voluntários já foram enviadas ao Recife para exames. Serão ao todo cerca de 900 moradores pesquisados: homens, mulheres e crianças, escolhidos de forma aleatória.

Os que aceitam ser voluntários respondem a um questionário, fornecendo dados socioeconômicos, clínicos e hábitos de prevenção à Covid-19 e serão submetidos a exames por um período de um ano, durante o qual terão acompanhamento da equipe responsável pela pesquisa. O estudo fornecerá evidências para orientar ações de vigilância e controle da doença e também irá apoiar a tomada de decisão da Administração na retomada das atividades sociais e econômicas na ilha.

A pesquisa é realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo principal do estudo é entender a prevalência da infecção e o padrão da transmissão do novo coronavírus na ilha, considerando ainda a avaliação da magnitude dos casos leves e assintomáticos. A testagem do estudo soro-epidemiológico acompanha e descreve o comportamento da Covid-19 em todas as localidades de Fernando Noronha. Essas evidências norteiam a implementação de ações que evitem novas contaminações.

Praias

O acesso às praias de Fernando de Noronha está liberado desde o dia 25 de maio. Porém, é necessário seguir algumas regras para prevenção da doença, que ainda pode estar circulando de
forma assintomática. São permitidas atividades físicas e náuticas, individuais, e prática de esportes com grupos de no máximo quatro pessoas, sem contato físico. Ainda estão proibidas aglomerações com mais de cinco pessoas, respeitando o distanciamento físico de dois metros entre elas, a realização de atividades de comércio, a venda ou consumo de bebidas alcoólicas e a utilização de guarda-sóis e toldos, entre outros.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL