Coronavírus
Pau Ferro, o único bairro do Recife sem casos confirmados de Covid-19
Por: Marcionila Teixeira
Publicado em: 18/06/2020 10:54 | Atualizado em: 18/06/2020 13:31
![]() | |
Foto: Bruna Costa/DP |
Existe um bairro, localizado no limite entre Camaragibe e Recife, pouco conhecido entre os moradores da capital. Até quem mora nas imediações, tem dificuldades em informar onde ele fica exatamente. Pois bem, Pau Ferro é o nome de tal bairro. Com cerca de 200 imóveis apenas, tem um cenário parecido com o de municípios do interior do estado. Ao longo da pandemia de Covid-19, Pau Ferro chama a atenção por outro motivo.
Segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Recife, do último dia 17, é o único bairro do Recife sem notificação de casos confirmados ou suspeitos da doença. A situação vem se mantendo desde 26 de fevereiro, quando foi registrado o primeiro caso suspeito de contaminação por coronavírus do Recife.
Pau Ferro fica no Distrito Sanitário VII, com um total de 710 casos e 203 mortes registrados no boletim do último dia 17. Reúne 13 bairros, entre eles, Nova Descoberta, com 149 casos e 44 mortes; e Vasco da Gama, com 142 casos e 47 mortes.
Ser o único dos 93 bairros da capital com zero casos da Covid-19 parece privilégio em meio ao medo que se alastrou entre a população de ser contaminado por um vírus tão feroz. Qual a explicação, então, para o atual cenário do bairro? Quem explica é Joanna Freire, diretora de Vigilância à Saúde do Recife.
“Apesar do bairro não ter casos confirmados da doença, não podemos afirmar que não há circulação viral no lugar. Para tal afirmação, precisamos do inquérito soro-epidemiológico na cidade, que já está sendo providenciado em conjunto com o governo do estado e a Organização Pan-Americana de Saúde”, explica Joanna Freire. “O que podemos afirmar, por enquanto, é que não foram notificados casos nem suspeitos, nem confirmados”, completa.
O inquérito, explica Joanna, avalia um extrato da população através de testagem rápida para a doença. “Os estatísticos fazem um cálculo de amostragem baseado na população e são feitas visitas às residências para aplicação do teste rápido, cujo resultado sai em quinze minutos.” O trabalho de testagem deve durar uma semana. A expectativa é que o resultado apontando a prevalência de quem se infectou nos bairros do Recife saia ainda em julho.
As características do bairro explicam essa ausência oficial de casos. Trata-se de uma região tida como rural, onde há pessoas que moram em sítios e chácaras, cujos imóveis estão afastados entre si. “Essa disposição das moradias e a baixa densidade demográfica contribui para o distanciamento social. Não é um bairro com aglomerados de população, que por sua vez já é pequena”, pontua Joanna.
Os moradores de Pau Ferro não têm posto de saúde da família ofertado pela Prefeitura do Recife, mas dispõem de uma unidade de saúde próxima ofertada pela Prefeitura de Camaragibe A referência em saúde para os moradores do lugar é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá.
Manoel Cosme da Silva, 60 anos, trabalha como porteiro no Recife e mora em Pau Ferro há 50. Disse ter ouvido falar em apenas um caso de Covid-19 no bairro. “Sei de uma moça que adoeceu. Ela trabalha no Recife e adoeceu por lá. Já veio com o problema para cá. Na minha casa, a gente teve somente resfriado.”
Outra moradora, Marlene de Lima, 63, disse que não ouviu falar em moradores com Covid-19 em Pau Ferro. “O que eu sei é que tem gente com dengue”, comentou. Agora, somente o inquérito soro-epidemiológico poderá comprovar as falas de Manoel e Marlene.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS