Diario de Pernambuco
Busca

Transporte público

Novo passo de retomada provoca aumento de passageiros em ônibus e no metrô do Recife

Publicado em: 15/06/2020 15:59 | Atualizado em: 15/06/2020 16:06

Passageiros aguardam ônibus em parada (Leandro de Santana / Esp.DP FOTO)
Passageiros aguardam ônibus em parada (Leandro de Santana / Esp.DP FOTO)
O início da 'Fase 3' do planejamento elaborado pelo Governo de Pernambuco para o período de monitoração e convivência durante a pandemia de Covid-19, provocou reflexo direto no transporte público da Região Metropolitana do Recife, causando episódios de superlotação nos ônibus e no metrô nesta segunda-feira.

Foram registradas filas em Terminais Integrados e ônibus superlotados, inclusive com casos de passageiros sem utilizar máscaras, o que pode desencadear em ambientes de contaminação. Também no metrô, houve casos de lotação em plataformas das estações mais utilizadas.

Questionados sobre o impacto dos números de usuários nesta segunda-feira, o Consórcio Grande Recife e o Metrô do Recife informaram que os dados serão contabilizados e informados nesta terça-feira (16), contendo um balanço no impacto que os sistemas enfrentaram com mais uma etapa da reabertura.

Na última sexta-feira, o Consórcio Grande Recife anunciou que acrescentaria 201 veículos e passaria a utilizar 60% da frota total de ônibus a partir desta segunda. Também seriam disponibilizados veículos para uso de acordo com o aumento da demanda nos terminais integrados Joana Bezerra, Tancredo Neves, PE-15, Xambá, Afogados, Igarassu, Pelópidas Silveira, Macaxeira, Barro, Jaboatão, Camaragibe, Cajueiro Seco e Cabo.

Por sua vez, o Metrô também anunciou a ampliação no horário de atendimento para as linhas principais, sem retomar no entanto a Linha Diesel. As Linhas Centro e Sul passaram a funcionar das 05h30 às 09h30 e das 15h30 às 20h. Ainda de acordo com o órgão, 50% dos seus empregados seguem afastados por pertencerem ao grupo de risco da Covid-19, o que "impede que seja possível realizar a operação comercial normal", que vai das 05h às 23h, sem interrupção.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL