Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Fila para leitos de UTI da Covid-19 de Pernambuco tem cerca de 50 pessoas

Publicado em: 03/06/2020 20:15 | Atualizado em: 04/06/2020 20:40

A Central de Regulação de Leitos do estado (foto) organiza o acesso aos leitos. (Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação)
A Central de Regulação de Leitos do estado (foto) organiza o acesso aos leitos. (Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação)

A fila por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública estadual de Pernambuco tem cerca de 50 pessoas, de acordo com dados atualizados nesta quarta-feira (3). A espera já chegou a registrar mais de 300 pacientes. Hoje, a taxa de ocupação de leitos do estado é de 79%, em média. Nas enfermarias, que estão com a fila zerada, o índice é de 68%. Nas UTIs, a ocupação é de 98%.

O governo de Pernambuco atingiu, nesta quarta-feira, a marca de 1.539 leitos abertos para pacientes com a Covid-19. Do total de leitos criados na rede estadual, 684 são de terapia intensiva e 855 são de enfermaria. Os leitos estão distribuídos por 19 cidades, sendo 13 no interior do estado.

Em coletiva de imprensa online, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que já é perceptível o decréscimo da pressão sobre a rede de saúde, inclusive com a diminuição da lista de pacientes que aguardam vaga de terapia intensiva. "Além do sucesso das ações de restrição social, como a quarentena mais rígida; a grande ampliação de leitos foi crucial para conseguirmos atingir esta situação e para que seja possível planejar um retorno das atividades econômicas", disse.

André Longo ressaltou, no entanto, que a reabertura de alguns setores não significa relaxamento da população. "Continuamos trabalhando diuturnamente e ainda temos o compromisso de avançar no processo de ampliação de leitos para garantir a assistência aos pernambucanos", afirmou.

O infectologista Demetrius Montenegro enfatizou, na coletiva, que o uso das máscaras e o distanciamento social precisam continuar no estado. "Estamos vivendo uma nova ordem social. Não voltamos ao que era antes (da pandemia). A normalidade não voltou. O que observamos hoje é que as pessoas estão fazendo aglomerações. Cada um precisa assumir que a vida vai ser diferente durante um tempo", ressaltou.

Novos leitos

Ao todo, foram abertos 1.118 leitos, sendo 545 de terapia intensiva, na Região Metropolitana do Recife e 421 vagas dedicadas exclusivamente a pacientes com a Covid-19 em cidades polo do interior, sendo 139 de UTIs e 282 de enfermaria, englobando todas as macrorregiões de Saúde do estado. Na RMR, os leitos estão distribuídos no Recife, em Olinda, Paulista, Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho e Moreno.

No Agreste, há 142 leitos, sendo 68 de UTI e 74 de enfermaria nos hospitais Mestre Vitalino (Caruaru), Regional do Agreste, Dom Moura e UPAE Garanhuns. No Sertão, há leitos nos hospitais Rui de Barros Correia (Arcoverde), Emília Câmara; Hospam (Serra Talhada); Inácio de Sá (Salgueiro), Santa Maria (Araripina), Neurocardio (Petrolina), Dom Malan (Petrolina), além da UPAE de Petrolina e do Hospital Regional de Ouricuri. Ainda há vagas nas cidades de Palmares (50, sendo 20 de UTI), Limoeiro (30, sendo 20 de UTI), Vitória de Santo Antão (10) e Goiana (68, sendo seis UTI).


Boletim

Nesta quarta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou 955 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 252 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 703 como leves. Agora, o estado totaliza 36.463 casos já confirmados, sendo 15.049 graves e 21.414 leves.

O boletim de hoje registra mais 360 pacientes recuperados do novo coronavírus em Pernambuco, totalizando 18.950 pessoas curadas da Covid-19 no estado. Desse total, 5.076 são de casos graves e 13.874 casos leves.

Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 164 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes de outros estados e países.

Também foram confirmados laboratorialmente 79 óbitos, sendo 42 do sexo masculino e 37 do sexo feminino. Com isso, o estado totaliza 3.012 mortes pela Covid-19. As mortes ocorreram entre os dias 1º de maio e 2 de junho, e os pacientes tinham idades entre 24 e 95 anos.

Os novos óbitos são de pessoas residentes nos municípios do Recife (23), Jaboatão dos Guararapes (11), Abreu e Lima (4), Igarassu (4), Olinda (4), Cabo de Santo Agostinho (2), Caruaru (2), Escada (2), Feira Nova (2), Ipojuca (2), Paulista (2), Petrolina (2), Ribeirão (2), Águas Belas (1), Altinho (1), Arcoverde (1), Camaragibe (1), Goiana (1), Jataúba (1), Joaquim Nabuco (1), Limoeiro (1), Nazaré da Mata (1), Palmares (1), São Bento do Una (1), São Lourenço da Mata (1), Sirinhaém (1), Timbaúba (1), Vitória de Santo Antão (1), Xexéu (1), além de uma de paciente de outro estado.

Dos 79 pacientes que vieram a óbito, 52 apresentavam comorbidades confirmadas: hipertensão (35), diabetes (22), histórico de AVC (15), doença cardiovascular (11), doença renal (9), tabagismo/histórico de tabagismo (7), doença pulmonar (4), obesidade (3), doença neurológica (3), etilismo/histórico de etilismo (2), HIV/Aids (2), doença respiratória (2), dislipidemia (1), doença vascular (1), distúrbio psiquiátrico (1), câncer (1) e aneurisma (1). Dois não apresentavam comorbidades, e os demais casos estão em investigação pelos municípios.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, 10.368 casos foram confirmados e 11.031 descartados. Outros 125 casos ainda estão em investigação. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública - estadual e municipal - ou privada. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL