Diario de Pernambuco
Busca

AGRESTE

Barragem Guilherme Pontes rompe em Sairé, no Agreste do estado, após fortes chuvas

Publicado em: 15/06/2020 18:35 | Atualizado em: 15/06/2020 20:08

 (Foto: Zé Maria / Cortesia / Whatsapp)
Foto: Zé Maria / Cortesia / Whatsapp
As fortes chuvas que atingiram o estado neste fim de semana causaram o rompimento da barragem Guilherme Pontes, localizada em Sairé, no Agreste Pernambucano. O prefeito da região, Fernando Pergentino, divulgou um vídeo na página do Facebook da Prefeitura de Sairé para alertar a população do município e cidades vizinhas. Ainda não há informações sobre vítimas ou feridos.

A barragem, alimentada pelo Rio Sirinhaém, não suportou o volume de água causado pelas chuvas. Com o transbordamento da Guilherme Pontes, açudes próximos também encheram e causaram grande fluxo de água em Sairé, que escoou para municípios vizinhos como Barra de Guabiraba e Cortês. "O volume de água que está passando aqui é muito forte, essa barragem tem 20 anos de construída e infelizmente, por conta das chuvas, ela não aguentou e acabou sangrando", diz Pergentino em publicação. "A prefeitura tem tomado suas precauções comunicando os ribeirinhos e mandando o alerta para os vizinhos de Barra de Guabiraba. Nunca foi visto esse volume de água aqui em Sairé."




De acordo com o coordenador da defesa civil de Barra de Guabiraba, Nazareno Maranhão, a população ribeirinha foi alertada ainda na manhã desta segunda-feira sobre a possibilidade de alagamentos. Ele estima que pelo menos 1.000 pessoas deixaram suas residências e precisaram se alojar em casas de parentes e amigos. "O grande volume de água da barragem ainda não chegou por aqui, mas as ruas estão alagadas e pelo menos 400 casas foram atingidas", disse Nazareno. 

A página do município no Facebook também deixou um recado à população. "A Defesa Civil solicita aos moradores das áreas ribeirinhas que retirem seus pertences de suas residências, e sigam para a casa de parentes ou amigos, em áreas afastadas do rio. Após rompimentos de barragem o município de Sairé, a situação pode se agravar."
 
 

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou por nota que, com apoio da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) e Defesa Civil de Pernambuco, acompanha o rompimento da barragem, que fica nas proximidades do Sítio Estivas. "De acordo com a localização aproximada, pois a barragem particular não foi cadastrada pelo empreendedor, trata-se de uma barragem de terra com cerca de 8m de altura, 120m de comprimento e acumulação da ordem de 350mil metros cúbicos", diz a agência.

Nas últimas 48h o município de Sairé registrou um volume acumulado de chuvas de 112mm, 100% volume total esperado para o mês de junho. A cidade de Barra de Guabiraba registrou 57,7 milímetros de chuva nas últimas 24h. A previsão para a região agreste para esta terça-feira (16) é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada.

Alagamentos

Por nota enviada ao Diario de Pernambuco, a Defesa Civil do Estado informou outros registros alagamentos em cidades do Agreste e Zona da Mata. Em Rio Formoso foram registrados 10 deslizamentos de barreiras e 8 famílias desalojadas, nos demais municípios, até o momento, não houve o registro de vítimas.

"Amanhã pela manhã, as equipes técnicas visitarão os principais municípios atingidos com os Grupos de Apoio a Desastres, verificando a situação e orientando as Defesas Civis Municipais na atuação de recuperação e resposta aos danos causados pelas chuvas", diz trecho do texto.

A Defesa Civil Estadual pode ser contatada pelos telefones 199 e 3181-2490.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL