Diario de Pernambuco
Busca

BLOQUEIO

Veículos de motoristas de aplicativos estarão sujeitos a rodízio da quarentena

Publicado em: 11/05/2020 16:00 | Atualizado em: 11/05/2020 16:24

 (Foto: Tarciso Augusto/ DP FOTO
)
Foto: Tarciso Augusto/ DP FOTO
Em coletiva na tarde desta segunda-feira (11), o secretário de Planejamento e Gestão, Jorge Vieira, detalhou alguns pontos da medida de rodízio anunciada. Entre elas, a confirmação de que motoristas de aplicativos estão sujeitos ao rodízio, enquanto ônibus e táxis seguem funcionando. O secretário também confirmou que a fiscalização será feita através de blitz, não serão aplicadas multas de trânsito, mas os motoristas que desobedecerem serão aconselhados a voltar pra casa e quem insistir terá veículo apreendido. 

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (11) decretou quarentena para cinco cidades de Pernambuco: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A quarentena começa no próximo sábado (16) e vai até 31 de maio. A medida visa achatar a curva de contaminações pela Covid-19 na RMR. Antes do decreto, a população recebia somente a recomendação de ficar em casa.

Entre os impactos mais importantes estão a mudança no trânsito de veículos, que fica restrito, e o comércio terá reforço na fiscalização. Entre amanhã (13) e sexta-feira (15), as medidas valem em caráter educativo. A circulação de veículos será ordenada por placas ímpares e pares. Veículos com número final ímpar só poderão circular em dias ímpares e veículos com o último número da placa, somente em dias pares. Serão ativados 34 pontos de fiscalização, sendo 16 em Recife, 8 em Olinda e 8 em Jaboatão. Outros dois pontos serão instalados, sendo um em Camaragibe e outro em São Lourenço da Mata.

Outro ponto é o uso de máscara, que passa a ser obrigatório por moradores e trabalhadores dessas cidades. As pessoas que forem abordadas sem o equipamento em vias públicas serão orientadas a retornar para suas casas. Estabelecimentos comerciais ou transporte público serão autuados quando for constatada a presença de pessoas sem o uso das máscaras.

O prefeito Geraldo Julio afirmou que o isolamento social já salvou 3.000 pessoas no Recife e criticou a acirramento político acerca das decisões. ”Diferente do que muitos têm feito, não estou fazendo da pandemia uma rinha política. Estamos tomando o maior cuidado possível com intuito de salvar vidas. Fazer da pandemia uma plataforma política é muito cruel”. O secretário de saúde, Jailson Correia, reiterou que todas medidas foram tomadas a partir de evidências científicas. “No Recife a ciência tem norteado as decisões. Há um diálogo permanente com cientistas e epidemiologistas. Nós iniciamos o isolamento social antes de acontecer a primeira morte, o que é diferente em cidades do mundo todo. A quarentena que tem sido discutida como um remédio amargo e forte, que para ser efetivo é preciso ser dado na hora certa, na quantidade certa e pelo tempo certo”, pontuou.
 
Em resposta ao decreto, a Associação dos Motoristas de Aplicativos de Pernambuco (Amape) emitiu uma carta aberta:
"Recife, 11 de maio de 2020
CARTA ABERTA AO GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
SR. PAULO CÂMARA
Prezado Governador
Nós, motoristas de aplicativos do Estado de Pernambuco, nos unimos aos esforços do governo do Estados no combate à disseminação da COVID-19. Estamos atuando com todo cuidado recomendado pelas autoridades, máscaras , álcool gel, não aglomeração e demais orientações, na disposição de ajudar ao combate ao mesmo tempo em que transportamos os profissionais dos serviços essenciais e as pessoas que necessitam de atendimento médico ou hospitalar, ou que estejam entrando e saindo dos hospitais com alta médica, devido a isso, fomos considerados como serviço essencial no transporte de passageiros. É de conhecimento de V.Exa. que o transporte dos profissionais dos serviços essenciais é de extrema importância neste momento, sabemos disso. É de conhecimento de V. Exa. também que os aplicativos doaram milhares de KM à governos, para o transporte de profissionais dos municípios ligados à questão da saúde pública (médicos e agentes de
saúde). É de conhecimento também de V.Exa. que em especial a prefeitura do Recife, dispõe do cadastro destes mesmos motoristas.
Portanto, nós da AMPAE – Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos do Estado de Pernambuco vimos, muito respeitosamente, através desta carta aberta à V.Exa., solicitar que haja uma redefinição das restrições impostas aos motoristas de aplicativos por conta do Decreto que institui de
forma extraordinária o rodízio estendido no municípios de Pernambuco e nos inclua na isenção dessa determinação nas cidades da região metropolitana do Recife.
Estamos à disposição para elencar uma série de proposituras de flexibilização que atendam não só ao Decreto, mas, que atendam as recomendações das autoridades sanitárias do Brasil. Na esperança que encontremos espaço junto à V.EXa. para sugerirmos tais medidas. Subscrevemo-nos.
 
Atenciosamente,
THIAGO SILVA – PRESIDENTE"
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL