Diario de Pernambuco
Busca

Academia

Nova reitoria da UFRPE assume mandato no dia 11 de maio

Publicado em: 04/05/2020 12:00 | Atualizado em: 04/05/2020 16:13

 (Foto: Peu Ricardo/ DP)
Foto: Peu Ricardo/ DP
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) terá nova gestão a partir da próxima semana. Nesta segunda-feira (4), o Diário Oficial da União publicou o nome do professor Marcelo Brito Carneiro Leão como novo reitor da instituição. O acadêmico foi eleito pela comunidade universitária com mais de 85% dos votos. O docente assume o cargo a partir do próximo dia 11 de maio, junto ao professor Gabriel Rivas, eleito vice-reitor.

O novo gestor é pós-doutor no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências pela Universitat de Barcelona, também é graduado em Licenciatura em Química e conhecido pela comunidade pelo perfil acessível e dialógico, com grande interatividade por meio de mídias sociais e ferramentas digitais. Já ocupou o cargo de vice-reitor nas duas últimas gestões, quando a universidade estava sendo dirigida pela professora Maria José de Sena.

Ainda antes de ser nomeado, o professor Carneiro Leão já vinha conduzindo iniciativas da UFRPE durante o período de pandemia da Covid-19, ao lado da reitora Maria José de Sena. Por meio de reuniões remotas e ações por videoconferência e parcerias, o projeto Ruralinda Solidária promoveu a doação de mais de duas toneladas de alimentos e itens de higiene a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade, bem como mais de 1,1 mil máscaras a crianças em tratamento.

Além disso, vale destacar, que a universidade vem produzindo, em impressoras 3D, máscaras de proteção facial (Face Shields) para profissionais de saúde, e ainda desenvolve pesquisas, aplicativos e ações essenciais como as do Instituto para a Prevenção de Riscos e Desastres (IRRD), em conjunto com UFPE, Governo do Estado e Prefeitura do Recife, para análise de cenário, uso de drones e ferramentas de monitoramento.

Os professores Marcelo Brito Carneiro Leão e Gabriel Rivas foram eleitos reitor e vice-reitor, respectivamente, com mais de 85% dos votos. (Foto: UFRPE/Divulgação)
Os professores Marcelo Brito Carneiro Leão e Gabriel Rivas foram eleitos reitor e vice-reitor, respectivamente, com mais de 85% dos votos. (Foto: UFRPE/Divulgação)
Ao ser nomeado, o novo gestor citou as dificuldades do trabalho acadêmico durante a pandemia da covid-19. "Ver a nomeação hoje, para além da alegria pessoal, é ver a comunidade sendo representada pela sua escolha. Neste primeiro momento, a gente comemora e festeja, mas já volta a conduzir a comunidade nestes tempos difíceis de pandemia. Quando tudo isso acabar, vamos nos abraçar, vamos nos confraternizar e trabalhar muito, porque a Educação é o único caminho para a transformação".

Vice-reitor

Gabriel Rivas de Melo tem graduação em Estatística pela Universidade Católica de Pernambuco (1986), Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1980), Especialização em Gestão da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e Doutorado em Biometria e Estatística Aplicada (2015).

Atualmente, é professor lotado no Departamento de Estatística e Informática da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com vasta experiência na área Acadêmica e Administrativa, tendo sido pró-reitor de Administração e recebido homenagem especial pelos serviços prestados à UFRPE; além, de ampla atuação em comissões julgadoras e banca em concursos, processos seletivos e vestibulares.

 

 

 

TAGS: reitor; | academia; | ufrpe; |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL