Diario de Pernambuco
Busca

Informação

UFPE lança manual sobre como combater fake news na pandemia da Covid-19

Publicado em: 12/05/2020 17:27 | Atualizado em: 12/05/2020 17:39

Material criado pela universidade está disponível pela internet. (Foto: Arquivo DP)
Material criado pela universidade está disponível pela internet. (Foto: Arquivo DP)
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Etnobiologia, Bioprospecção e Conservação da Natureza e o Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lançaram o Manual de Enfrentamento de fake news em tempos de Covid-19. A iniciativa é coordenada pelo professor Ulysses de Albuquerque.

Na publicação, produzida a partir de informações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da revista Superinteressante, o usuário encontra suporte para enfrentar o desafio de identificar informações falsas, uma vez que muitas delas vêm acompanhadas de trechos de informações corretas e podem se tornar tão perigosas quanto a própria doença.

"Em meio à pandemia do novo coronavírus, as fake news só têm aumentado. Por isso, a preocupação não consiste apenas em conter o vírus, mas também em conter informações mentirosas e prejudiciais", alerta o manual.

As notícias falsas têm se espalhado com facilidade e rapidez, principalmente na internet, por meio das redes sociais. De forma geral, existem dois tipos de notícias falsas: o primeiro está relacionado à disseminação de informações por pessoas mal-intencionadas, em favor dos próprios interesses; e o segundo diz respeito àquelas informações compartilhadas inocentemente, apesar de incorretas, entre pessoas de um mesmo círculo social.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL