Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Covid-19

'Pernambuco não recolheu medicamentos das farmácias', diz secretário de Saúde sobre cloroquina

Publicado em: 18/05/2020 20:05 | Atualizado em: 18/05/2020 20:25

 (Foto: YouTube Governo de Pernambuco/Reprodução)
Foto: YouTube Governo de Pernambuco/Reprodução
Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (18), o secretário estadual de Saúde, André Longo, comentou sobre o uso do medicamento cloroquina para pacientes com a Covid-19. Ele explicou que, no momento, o protocolo vigente no estado é do Ministério da Saúde (MS), que recomenda a utilização da hidroxicloroquina ou cloroquina no ambiente hospitalar, para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

Longo disse que há muitas fake news sobre o tema e que o estado não tirou os remédios das drogarias. "Pernambuco não recolheu medicamentos das farmácias e também não procede que Pernambuco tem um protocolo impedindo os médicos de fazerem a prescrição", enfatizou o secretário.

"O órgão federal realizou o envio de mais de 170 mil comprimidos dessa medicação (cloroquina) para Pernambuco, que foram distribuídos para mais de 63 serviços públicos, entre estaduais e municipais. Além disso, a SES-PE (Secretaria Estadual de Saúde) adquiriu mais 86 mil comprimidos de hidroxicloroquina para atender pacientes da Covid-19, que estão sendo encaminhadas às unidades hospitalares de saúde”, afirmou André Longo.

O secretário ressaltou a importância de tratar o assunto dentro do campo científico. "É fato que Pernambuco não tem, nesse momento, evidência científica para adotar um protocolo que coloque os médicos para fazerem uso das medicações, no entanto, estamos em contato com o Conselho Regional de Medicina e respeitamos a prescrição dos profissionais médicos que acreditam no tratamento. É imporante dizer que o Conselho Federal de Medicina coloca como necessária a existência de um termo de consentimento do paciente para utilizar desta medicação", disse.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Ciência e quarentena: você pode ajudar a mapear anfíbios urbanos
Movimentação no Terminal Integrado da Macaxeira
A pandemia em Pernambuco - resumo de 27/05
Uma ideia na cabeça e uma caixa no corpo
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco