Clouds25° / 27° C

Alerta

Olinda cria equipe de apoio para denúncias de violência contra idoso

Publicado em: 08/05/2020 10:27

 (Divulgação)
Divulgação
Após o decreto de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, o número de denúncias de violência contra idosos aumentou 83% no estado de Pernambuco. Segundo dados da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) de Pernambuco esse número tinha chegado a 68,75% no estado nos meses de fevereiro e março. No período antes da quarentena, entre 15 de fevereiro e 12 de março, foram retratadas 18 queixas e 30 violações. No período aproximado ao anterior, no mês de abril, foram registradas 33 queixas e 118 violações.

Diante dos dados, a prefeitura de Olinda criou uma equipe técnica especializada para atender os casos. O grupo é formado por um psicólogo, um assistente social e um advogado que orientam e ajudam as vítimas deste tipo de violência.

"A melhor saída é sempre a denúncia. Qualquer alteração no comportamento do idoso, é importante intensificar a observação", afirma a secretária Executiva da Mulher e Direitos Humanos, Verônica Brayner.

Em nota, a prefeitura informou que a maioria dos casos acontece em ambientes domiciliares.

"É importante lembrar que a maioria dos casos acontece no ambiente familiar, ou seja, nos próprios lares, cometidos muitas vezes por parentes de primeiro grau. É nesse momento que o auxílio da população é tão importante. É necessário um olhar mais atento pra os idosos", informa o comunicado. 

Em Olinda, denúncias de quaisquer tipos de violações contra as pessoas idosas podem ser feitas no telefone 3429-6777, das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, ou pelo celular 9.9237-8374 que possue um canal 24h no aplicativo whatsapp. Além esses outros, existe a opção do e-mail semdh.desocial@olinda.pe.gov.br. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua