coronavírus

No primeiro dia útil do rodízio, 43 pontos de bloqueio foram instalados no Grande Recife

Publicado em: 19/05/2020 09:17

 (Foto: Bruna Costa/Esp.DP FOTO)
Foto: Bruna Costa/Esp.DP FOTO
No primeiro dia útil do cumprimento das regras da quarentena, impostas a cinco municípios de Pernambuco incluídos no decreto estadual, Olinda, Recife, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata, foram registrados 43 pontos de bloqueio funcionando com fiscalização rígida nas principais vias e divisas dos municípios. As novas medidas de isolamento social entraram em vigor no dia último sábado e seguem até o dia 31 de maio.

A equipe do Diario observou longas filas de carros e agentes de trânsito abordando motoristas no Barro, na Zona Oeste do Recife, e nas avenidas Antônio de Góes, no Pina e Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. Também encontramos ações na Rua São Sebastião, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes e na Avenida Agamenon Magalhães em frente ao Classic Hall, em Olinda. A Operação Quarentena conta com apoio das Guardas Municipais e órgãos de controle urbano.

De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco, também foram instalados bloqueios na Estrada de Águas Compridas e em Aguazinha, em Olinda, no bairro de Primavera, em Camaragibe e nas proximidades do Motel Emoções, em São Lourenço da Mata. Ainda segundo a PMPE, a localização dos pontos é rotativa e não será divulgada previamente.

Ao todo, 330 agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estavam divididos em 16 blitzes no Recife. Na avenida Agamenon Magalhães, maior ponto de bloqueio registrado no dia, 30 guardas estavam presentes para fazer o controle da divisa entre Recife e Olinda. Nos bloqueios da CTTU ontem, foram abordados 37.248 veículos. A Prefeitura do Recife calcula que houve um índice de respeito ao rodízio de cerca de 95% dos veículos abordados, os 5% restantes foram orientados a retornar ao ponto de origem.

Conforme boletim divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS), no primeiro dia útil de operação da nova regra de rodízio, foram instalados oito novos pontos em relação ao final de semana, passando de 35 para 43 blitzs. “De forma geral, percebemos que a população está atendendo às novas de isolamento. É claro que se trata de uma operação muito complexa e que precisa está sendo ajustada e analisada constantemente. Mas os números que conseguimos de adesão à quarentena mostram isso”, afirmou Antônio de Pádua. No sábado e domingo, os dois primeiros dias da operação 5.793 veículos foram abordados e 8.914 pessoas receberam orientação. Em três casos, foram abertos termos circunstanciados de ocorrência (TCO’s) em delegacias por desobediência sanitária.

Ao serem parados, os condutores e passageiros precisam estar usando máscaras e justificar o motivo pelo qual estão saindo de casa, independente da placa. Também foi fiscalizado o número de passageiros nos carros. De acordo com o decreto, é permitido apenas a presença de três pessoas por veículo, incluindo o condutor. Ontem, dia par, apenas automóveis e motos com placas pares puderam circular para ir a supermercados, farmácias, por exemplo, e pessoas que desenvolvem atividades essenciais.

Os motoristas de veículos de placas ímpares, entretanto, precisaram apresentar declaração justificando a saída de casa ou carteira funcional que comprove o desempenho de serviço essencial. Caso não seja comprovado o motivo pelo qual o motorista precisou estar nas ruas, ele é orientado a voltar para casa. As pessoas que insistirem em circular sem justificativa podem ter seus veículos apreendidos.

O cirurgião dentista Ederson Rodrigues, 57 anos, estava voltando de seu consultório, no fim da tarde de ontem, quando foi parado na Av. Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. “Fui atender um paciente de emergência, vou passar na farmácia para comprar um remédio pra minha neta e volto para casa”, explicou o dentista. Ederson, disse, entretanto, que não está satisfeito com o bloqueio. “Não estou achando bom, não vou mentir... não precisava ter esse controle de parar os carros nas ruas”. Para o técnico Elias Amaro, 34 anos, a iniciativa é muito positiva. “Esses bloqueios são muito importantes porque as outras orientações não estavam surtindo efeitos”, disse.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL