Diario de Pernambuco
Busca

Pandemia

Mais 90 mil testes rápidos para Covid-19 são distribuídos aos municípios pernambucanos

Publicado em: 05/05/2020 19:30 | Atualizado em: 05/05/2020 19:40

 (Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação)
Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação
Um total de 90 mil testes rápidos para a Covid-19 está sendo encaminhado, a partir desta terça-feira (5), aos municípios pernambucanos. Os kits foram enviados pelo Ministério da Saúde no último domingo (3) e estão sendo disponibilizados às cidades pernambucanas por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

O quantitativo por cidade é calculado a partir do critério populacional e de acordo com os acordos realizados nas Comissões Intergestores Bipartite (CIB). Os municípios já tinham recebido uma remessa anterior de 34,8 mil testes.

De acordo com orientação do Ministério da Saúde, os testes devem ser disponibilizados para profissionais de saúde ou segurança que apresentaram sintomas gripais e seus contactantes também sintomáticos. O exame deve ser feito, no mínimo, com sete dias completos desde o início dos sintomas de síndrome gripal e mínimo de 72 horas assintomático.

Caso o resultado do teste seja negativo, os profissionais de saúde e segurança ficam aptos a retornar imediatamente ao trabalho. Um resultado positivo determina afastamento de 14 dias, após o início dos sintomas. Pernambuco foi o primeiro estado brasileiro a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

A mesma recomendação vale para o teste da pessoa com síndrome gripal que reside no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança. Se o teste for positivo, a pessoa deverá realizar 14 dias de isolamento domiciliar. Se for negativo, pode retornar ao trabalho.

Na rede estadual, os hospitais regionais também estão ofertando os testes rápidos para os servidores estaduais. Em Ouricuri, a testagem é feita em parceria com o município. Além disso, na Região Metropolitana do Recife (RMR), três centros avançados de testagem da Covid-19 foram instalados pelo governo estadual e já estão realizando o teste rápido, além da coleta de material para o RTPCR.

No Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), bairro da Boa Vista, área central do Recife, e no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), no Complexo de Salgadinho, em Olinda, o funcionamento é de segunda a segunda, das 8h às 17h, para os profissionais de saúde e segurança em geral, além dos seus contatos.

Já na Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), no Bongi, o posto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O atendimento nessa unidade é exclusivo para os servidores que atuam nas sedes da SES (Bongi e Boa Vista). A marcação para os exames é feita pelos e-mails coletasede@gmail.com (Centro SES), coletacefospe@gmail (Centro Cefospe) ou coletacecon@gmail.com (Centro Cecon). 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL