Diario de Pernambuco
Busca

Grande Recife

Itapissuma comemora 38 anos de emancipação política

Publicado em: 15/05/2020 16:19 | Atualizado em: 15/05/2020 16:20

 (Foto: Ranger Marcos/SECOM Itapissuma)
Foto: Ranger Marcos/SECOM Itapissuma
O município de Itapissuma, localizado na Região Metropolitana do Recife, comemorou 38 anos de emancipação política nesta sexta-feira (15). A festa para a ocasião, com atividades cívicas, culturais e shows artísticos, deve ficar para outra oportunidade devido à pandemia do coronavírus. Foi realizada uma breve cerimônia de hastemaneto de bandeiras em frente ao prédio da gestão municipal, com prefeito interino Jean Carlos, o padre Ivan Maciel (pároco da cidade) e o tenente coronel Amilka. 

Alguns integrantes da centenária banda musical 1° de Maio realizaram uma breve sessao musical frente à principal igreja católica da cidade. "Apesar dos efeitos do momento que estamos atravessando, não podemos deixar de lembrar dos nossos valores cívicos, lembrar da memória daqueles que tanto fizeram por esta terra", informou a gestão do município, nesta sexta.

A "terra da caldeirada" foi inicialmente considerara um distrito, pela lei municipal nº 11, de 30 de novembro de 1892, sendo subordinado ao município de Igarassu. Pela lei estadual nº 8.952, de 14/05/1982, foi elevado à categoria de município, sendo oficialmente instalado a 31 de janeiro de 1983. Desde então, a cidade vem se desenvolvendo com uma economia baseada na pesca. Durante muito tempo, aliás, o município tinha apenas a Alcoa como sua principal indústria. Nos últimos dez anos, empresas de grande porte se estabeleceram na cidade, tornando-se um importante polo industrial do estado.

Itapissuma (pedra negra, em tupi-guarany) era, nos primórdios do século 16, uma aldeia indígena, situada às margens do Canal de Santa Cruz. Em 1588, padres franciscanos fundaram uma Vila. Em 1646, quando Pernambuco ainda vivia sob o domínio holandês, foi construída uma ponte ligando a Vila de Itapissuma à Ilha de Itamaracá - na época, uma capitania do donatário Duarte Coelho. Na década de 1940 a ponte foi substituída uma outra, de alvenaria, atualmente denominada Ponte Getúlio Vargas. No século XVII, por iniciativa do padre português Camilo de Mendonça, foi construída a primeira capela de Itapissuma, a de São Gonçalo de Amarante.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL