Diario de Pernambuco
Busca

Ajuda

Central Única das Favelas cria projeto e distribui kits de higiene para 200 comunidades na RMR

Publicado em: 11/05/2020 12:37

 (Tarciso Augusto/Esp.DP )
Tarciso Augusto/Esp.DP
Diminuir os danos causados pela pandemia do novo coronavírus têm sido um desafio frequente para toda população. Durante o período de isolamento social e suspensão das atividades não essenciais, a Central Única de Favelas de Pernambuco (Cufa-PE) iniciou nesta segunda-feira (11) uma ação de distribuição de 120 mil kits de higiene pessoal e limpeza para 200 comunidades da Região Metropolitana do Recife. O projeto é realizado em parceria com a plataforma Uber e recebe doações da Unilever por meio da Secretaria  de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

A logística de distribuição dos kits recebem o apoio de voluntários, motoristas e líderes comunitários. Além disso, a ação conta com instituições do movimento negro, coletivos de mulheres, líderes religiosos e grupos do terceiro setor como centros culturais e profissionais da técnica. 

A presidente da Cufa em Pernambuco, Altamiza Melo, informou que a escolha das comunidades se deu através de dados dos locais com maiores índices de vulnerabilidade e também dos dados de comunidades que não vem cumprindo o isolamento

“Fizemos o movimento de contato com vários segmentos de vários segmentos como lideranças religiosas, de negros, da comunidade LGBT, de mulheres e encontramos 200 mobilizadores sociais que adotaram a ideia de multiplicação da prevenção”, conta. 

De acordo com o secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, o processo de logística foi estabelecido entre o Projeto Solidário e iniciativa privada.

“Mesmo com todas as dificuldades e com todas as restrições é preciso estar vivo para pensar em futuro. Com isso, a Cufa preparou 200 cartilhas de instruções para uso da máscara e informações de prevenção ao novo coronavírus. Além disso, entramos em contato com  o polo têxtil de Pernambuco e conseguimos a fabricação de 20 mil máscaras de proteção facial feitas de pano, que serão distribuídas para estas comunidades”, explica.

Com a ocupação de leitos chegando ao limite no estado, a prevenção e o isolamento são essenciais para diminuir o contágio da Covid-19. Altamiza informou que, com esta situação, o reforço da higienização e da informação nas comunidades é necessário para que a população entenda o grave momento de pandemia.

“O pobre, o favelado nunca foi acostumado a ter direitos. Então quando eles veem essa construção de hospitais, a compra de equipamentos, eles nunca percebem que aquilo é algo que pode ser acessado por eles devido ao sistema de saúde ser precário durante toda a vida. Mas, o objetivo é fazer com que eles entendam que é por isso que eles precisam se manter isolados”, explica.

Mobilidade:
O processo de entrega dos kits é realizado através da parceria com a Uber. De acordo com Cloves Benevides, mais de 200 carros foram disponibilizados pela plataforma para realizar a ação. De acordo com o secretário, os motoristas serão remunerados pela empresa e ganharão uma cesta básica após a entrega.

“Nós precisávamos de uma parceria para que pudéssemos chegar em cada comunidade e deixar os materiais nas casas. No momento, realizar grandes logísticas de entrega sem infraestrutura seria complicado. Com a chegada da parceria com a Uber foi importante para que a gente pudesse atingir os nossos objetivos”, afirmou.

Distribuição:
Os kits serão entregues aos líderes comunitários para que sejam realizadas as entregas para as famílias que, no momento, estejam mais necessitadas. Com isso, cada comunidade receberá 100 kits neste primeiro momento.

Doações:
Para as pessoas que estiverem interessadas em doar alimentos, materiais de higiene pessoal e limpeza, a Central Única de Favelas receberá as contribuições. A Cufa esclarece que é necessário fazer um contato prévio com a Central através da conta no Instagram. Outra plataforma de contribuição que também estará disponível para arrecadação é o Projeto Pernambuco Solidário. As doações podem ser feitas pelo site www.pesolidario.com.br. 
  



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL