Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE MENTAL

Caps do Cabo de Santo Agostinho expande teleatendimento de saúde mental

Publicado em: 18/05/2020 15:38

"Profissionais psicólogos fazem virtualmente atendimento de usuários", explica a coordenadora de saúde do Cabo (Divulgação)
"Profissionais psicólogos fazem virtualmente atendimento de usuários", explica a coordenadora de saúde do Cabo (Divulgação)
O dia 18 de maio é voltado no Brasil para a 'Luta Antimanicomial'. Na cidade do Cabo de Santo Agostinho, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) ampliaram o teleatendimento pela defesa dos direitos das pessoas com sofrimento mental, sobretudo pelo período de isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19, onde as pessoas buscam atendimento.

Os Caps oferecem serviços de acolhimento inicial, com atendimento em situações de crises, consulta psiquiátrica, dispensação de medicações, visitas domiciliares para demandas urgentes de casos graves, e usuários monitorados no território continua funcionando normalmente. Além disso, por conta da pandemia, os serviços de teleatendimento foram ampliados no intuito de viabilizar o monitoramento dos usuários que são acompanhados pelo CAPS, bem como esclarecimento de duvidas e orientações.

No entanto, as atividades internas que envolvem aglomeração como terapia de grupo estão suspensas, obedecendo a determinação das autoridades de saúde. Já nos ambulatórios de saúde mental as consultas agendadas estão suspensas.

"Ampliamos a assistência através do teleatendimento psicológico, onde profissionais psicólogos fazem virtualmente atendimento de usuários já acompanhados no Ambulatório, ou acolhem novas demandas de sofrimento emocional. Temos ainda as Residências Terapêuticas, onde estamos buscando ter o maior cuidado em manter a saúde dos moradores preservada", destaca a coordenadora de Saúde Mental do Cabo de Santo Agostinho, Danielle Moura.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL