Diario de Pernambuco
Busca

Coronavírus

A história de Miguel, que treinava música em uma garrafa pet, provoca onda de solidariedade

Publicado em: 21/05/2020 08:26 | Atualizado em: 21/05/2020 08:59

 (Foto: Tarciso Augusto/especial DP)
Foto: Tarciso Augusto/especial DP


A história de Miguel Felipe da Silva, 14 anos, que comoveu milhares de pessoas quando ele apareceu em um vídeo treinando o aprendizado da música em uma garrafa pet, terminou como ponte para ajudar a outros alunos de música do Movimento Pró-Criança, no Recife Antigo, onde ele estuda desde o ano passado. Sem as aulas presenciais, ele e os colegas que não têm recursos e instrumentos musicais estavam sem ter como treinar em casa. Os meninos e meninas dispõem somente do material disponibilizado na instituição. A ideia de continuar as atividades mesmo usando garrafas pet foi do professor Bernardo Lourenço, 26. Uma rede de solidariedade se formou após a publicação da história no Diario de Pernambuco e, até agora, 18 instrumentos devem ser doados aos jovens do Pró-Criança, entre novos e usados. Mas é preciso mais. Quem quiser, ainda pode ajudar.

A matéria, publicada na noite da terça-feira (19) no site do Diario de Pernambuco, narrava a saída encontrada por Miguel para enfrentar a distância das aulas presenciais e a comoção da empresária Aline Lemos, 24, com a história. Após ver o vídeo do garoto treinando, publicado no Instagram do professor Bernardo, ela comprou um violino para doar ao garoto. Com a publicação, outras pessoas quiseram fazer o mesmo. O empresário Augusto Acioli se juntou à rede de solidariedade. A princípio, ele não imaginou que Miguel já havia ganhado o instrumento. E teve uma supresa. “Olha que legal...  Ontem (terça-feira), vi a matéria do @DiarioPe sobre o garoto Miguel, que treinava violino em uma garrafa pet. Entrei em contato como Pró-Criança para dar o instrumento para ele, mas na verdade a sala inteira precisava… Agora serão 12 violinos doados”, comentou em uma rede social.

Além de Acioli e Aline, outras pessoas doaram seis violinos à instituição, o que soma ao todo 19 doações. Diante do interesse das pessoas em ajudar na continuidade das aulas de música, o Pró-Criança fez um levantamento das necessidades no setor. A lista está no final do texto.

 (Foto: Tarciso Augusto/esp.DP)
Foto: Tarciso Augusto/esp.DP

O pessoal do Planeta Música também se mobilizou para ajudar Miguel. Em mensagem enviada ao Diario, escreveu: “Prezados, bom dia. Hoje pela manhã (quarta-feira), estava lendo a notícia sobre o aluno Miguel, que estava enfrentando dificuldades para estudar sem um instrumento. Nós aqui do Planeta Música sabemos o quanto a música pode ajudar e mudar a vida das pessoas e gostaríamos de ajudar  Miguel em não parar os seus estudos. Se possível, gostaria de ter o contato do Miguel para presenteá-lo com o nosso plano Premium Anual. Ele vai conseguir estudar violino e também teoria musical sempre que quiser, além de poder contar com os nossos professores para auxiliá-lo a qualquer momento. Essa é a nossa forma de contribuir para uma quarentena menos dolorosa e com muita música boa. Esse é o nosso site: https://planetamisica.net Aguardo o contato e desejo um ótimo dia!”, diz a mensagem, que já foi repassada para o professor Bernardo.

Desde o ano passado, Miguel participa das aulas de viola com o professor Bernardo. O violino é da família da viola. E se assemelham muito visualmente, inclusive na maneira de tocar. O som, no entanto, é mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave. Como Miguel tem aulas de viola, Bernardo adaptou as cordas e o adolescente segue feliz com seu aprendizado em casa.

Há algumas formas de ajudar. Uma delas, pelo www.movimentoprocrianca.org.br/doacao, para contribuições em dinheiro (tem opção de cartão de crédito, débito, transferência e adesão à taxa na conta de luz ou de água). No site, quem quiser doar insumos pode informar no FALE CONOSCO. A ajuda também pode ser pelas redes sociais.

Lista dos instrumentos e acessórios de percussão (Professor Tarcísio Resende)

Instrumentos:

10 alfaias para crianças - aro 14
10 alfaias para adolescentes - aro 16
02 cajon
02 pandeiros de couro - estilo chorinho
01 mesinha com estante para colocar instrumentos de percussão finas e efeitos
01 prato suspenso com pedestal
01 par de prato de choque
04 gonguês grande
01 carrilhão com pedestal
02 timbal tamanho 90 cm, grande
02 caixas de guerra
02 taró

Acessórios:

30 talabarte acolchoado (correias para pendurar os instrumentos)
30 peles de couro de alfaia - tamanho- 65
05 peles de caixa pergunta - aro 14
05 peles de caixa resposta - aro 14
20 pares de baquetas de alfaia
20 pares de baquetas de caixa

Lista dos instrumentos e acessórios para o curso de cordas (professor Bernardo Lourenço)
 
22 violinos (5=¾ e 16=4/4) (18 já estão doados)

07 violas (3=¾ e 4=4/4)

03 violoncelos (2=¾  e 3=4/4 )
      
Acessórios:

15 encordoamentos violino
10 encordoamentos viola
05 encordoamentos violoncelo
01 encordoamentos contrabaixo
20 breus
60 cadernos
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL