° / °

Vida Urbana
COVID-19

Trabalhadores demitidos em Noronha podem dar entrada no seguro-desemprego virtualmente

Publicado: 22/04/2020 às 19:20

/Foto: Gabriel Melo / DP

/Foto: Gabriel Melo / DP

Trabalhadores que foram demitidos em Fernando de Noronha podem contar com a assistência virtual da Casa de Cidadania e Justiça do arquipélago para enviar os documentos para a solicitação do auxílio do seguro-desemprego. A ação é uma forma de ajudar as pessoas que perderam o emprego na ilha e não podem se deslocar para requerer o seguro por conta da quarentena que começou na segunda-feira (20) e segue até o dia 30 de abril. A documentação da rescisão agora poderá ser enviada por e-mail ou Whatsapp. A Casa da Cidadania e Justiça receberá os documentos e encaminhará o processo para a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, no Recife. 

Para o Superintendente Jurídico do arquipélago, Felipe Campos, a ação é uma forma de facilitar o acesso ao seguro em um momento delicado para os trabalhadores que estão se sentindo desemparados por conta da falta de emprego. “É uma ação da Casa de Cidadania e Justiça, vinculada a Superintendência Jurídica da Administração de Fernando de Noronha. Tendo em vista a pandemia do Covid-19 e a situação econômica que atravessa a ilha nesse período, a quantidade de demissões e rescisões contratuais foi grande”, diz.

Para solicitar o benefício via internet, é preciso enviar a documentação em arquivo PDF ou em fotos legíveis para o e-mail [email protected] ou por WhatsApp, através do número (81) 9 9955 2381. Os documentos necessários são: requerimento do seguro-desemprego devidamente assinado pelo empregador e trabalhador, termo de rescisão, carteira de trabalho (página da foto, da qualificação civil - profissão - e do contrato de trabalho), comprovante de residência e telefone para contato. 

Sandra Lima, coordenadora da Casa de Justiça e Cidadania, explica como será o procedimento a partir do recebimento dos documentos. “A gente precisa dar entrada online e encaminhar os documentos para liberar todo o processo do trabalhador na Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, no Recife. A medida é para que ninguém precise se deslocar. Quem não tiver internet e não puder mandar os documentos online, basta ligar para o número informado que eu irei até a residência auxiliar”.
Mais de Vida Urbana