Diario de Pernambuco
Busca

Solidariedade

Startup ajuda idosos a se manterem conectados na quarentena

Publicado em: 24/04/2020 19:45 | Atualizado em: 24/04/2020 20:01

Antes, startup Gerontec fazia aulas presenciais. Agora, tira dúvidas online e planeja curso virtual. (Foto: Arquivo Pessoal.)
Antes, startup Gerontec fazia aulas presenciais. Agora, tira dúvidas online e planeja curso virtual. (Foto: Arquivo Pessoal.)
Em tempos de pandemia do novo coronavírus, muitos idosos estão em isolamento domiciliar. E para aplacar a solidão que o afastamento da família e dos amigos traz, somente a tecnologia ajuda atualmente. No Recife, a startup Gerontec vem auxiliando as pessoas com mais de 60 anos a se manterem conectadas. Antes da quarentena, cerca de 40 idosos participavam de aulas presenciais para aprender a mexer no celular e em outros recursos tecnológicos. Agora, a empresa está tirando dúvidas do pessoal por meio de telefonemas e videochamadas.

A Gerontec foi criada em agosto de 2019, por iniciativa da advogada Karina Marinho e do designer Matheus Araújo, em parceria com a geriatra Danielle Marinho. “Eu tinha trabalhado com idosos e gostei muito. E a gente estava em busca de uma forma de ajudar na clínica da dra. Danielle, e percebemos que a maior dor que os idosos sentiam era a da solidão. E pensamos nisso, porque a tecnologia hoje está em tudo”, conta Matheus.

A startup começou com aulas presenciais, no Espaço Longevidad, mantido pela geriatra no bairro das Graças. O feedback era imediato. “Lembro que uma das alunas, que tinha mais de 90 anos, conseguiu após uma aula pedir, pela primeira vez, uma corrida de Uber por conta própria, recorda Matheus. Com o tempo, a novidade foi se espalhando. 

A pandemia do novo coronavírus forçou a interrupção das atividades presenciais, mas para não deixar os idosos na mão, o empreendimento passou a tirar dúvidas por chamadas de vídeo e telefonema. O aluno pode fazer questionamentos acerca do uso da tecnologia e seus desdobramentos, redes sociais, entretenimentos, informações. Em breve, deverá estar disponível curso online - e enquanto ele não chega, na tterça-feira (28), a startup irá promover uma live às 20h em sua página oficial (Instagram @gerontec) para desmistificar o uso da tecnologia pela terceira idade.

Parceira da startup, a geriatra Danielle Marinho reforça a importância de manter os idosos conectados. “Vejo que tem aumentado muito a quantidade de transtornos de humor neles, sempre ligados à saudade da família. E é a primeira vez que noto a tecnologia unindo gerações diferentes, para deixar os idosos inseridos no contexto familiar e social”, conta.

“Antigamente, toda vez que o idoso precisava usar uma rede social, usava o neto como muleta e nem todo mundo tinha paciência para ensinar. Mas agora é preciso aprender, para aumentar os vínculos, preencher a rotina. Pela internet eles podem visitar parques, museus, ouvir música, pagar conta. É uma questão se saúde e de sobrevivência, um caminho sem volta”, aponta.

Para entrar em contato, é só acessar o Instagram (@gerontec), o Facebook (facebook.com/gerontecrec) ou ligar/enviar mensagem para o (081) 97109-8183 ou para o (081) 98284-8734.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL