Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

Recife usa 'drones falantes' para alertar população sobre isolamento

Publicado em: 17/04/2020 11:14 | Atualizado em: 17/04/2020 11:33

Drones sobrevoam áreas periféricas e de difícil acesso do Recife. (Foto: Divulgação/PCR.)
Drones sobrevoam áreas periféricas e de difícil acesso do Recife. (Foto: Divulgação/PCR.)
Quem mora em áreas de morro no Recife deve ter percebido a presença de um aviso sonoro que vem do céu, alertando sobre a importância do isolamento social. A Prefeitura do Recife passou a utilizar cinco drones com alto-falantes para repassar a mensagem educativa em 15 comunidades de difícil acesso. A medida, adotada também pelo Rio de Janeiro, visa aumentar o percentual de pessoas em casa - a meta da prefeitura é 70% e, até a última terça-feira (14), apenas 55,6% da população recifense estava reclusa, segundo medição da empresa In Loco.

Os drones falantes começaram a circular na cidade na segunda (13), com a devida autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A mensagem é clara: “Atenção, atenção: esta área está sob isolamento social. Pedimos que respeitem as orientações de alerta para desocupação imediata. Favor retornar aos seus lares. A Prefeitura do Recife agradece a compreensão de todos e conta com sua ajuda. Fique em casa, pois esta é a melhor forma de combater o avanço do coronavírus”.

Os sobrevoos acontecem diariamente, das 8h às 17h. “A aceitação é muito boa. Ao mesmo tempo em que causa um certo estranhamento e surpresa junto aos adultos pelo ineditismo, causa felicidade nas crianças”, conta o secretário executivo de Inovação Urbana da capital, Tulio Ponzi. “Cerca de 70% da área do Recife é formada por morros e áreas de difícil acesso e a utilização dos drones amplia nossa capacidade de comunicação com as comunidades”, acrescenta.

Os drones se juntam a outros esforços de conscientização utilizados pela capital, como o uso de 11 carros de som e de mensagens de texto para os celulares da população. Todas são utilizadas em áreas que estão com o menor índice de isolamento domiciliar. Por questões estratégicas, a prefeitura optou por não revelar quais são essas localidades.

Nessa quarta (15), o Rio de Janeiro adotou medida semelhante. A diferença é que o drone falante é utilizado por lá em locais com aglomeração, detectados em tempo real pela prefeitura carioca. 

Isolamento
Recife é considerada a capital brasileira com o maior percentual de pessoas isoladas em casa. Os dados são da empresa In Loco, que utiliza tecnologia de aplicativos parceiros de celular para medir o índice de deslocamento de usuários. Apesar da liderança, o número está abaixo da meta pretendida pela prefeitura, que é de 70%. 

Desde terça, foram adotadas medidas restritivas mais duras em supermercados, bancos e lotéricas. No caso dos supermercados, as grandes lojas passaram a diminuir em 50% a entrada de pessoas - se uma família vai às compras, apenas um integrante pode acessar a loja. Bancos e lotéricas foram orientados a controlar a fila dentro e fora dos estabelecimentos, garantindo distância segura e agilidade nos atendimentos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL