Diario de Pernambuco
Busca

Trânsito

Recife receberá três novas rotas de bicicleta até o fim de maio

Publicado em: 26/04/2020 17:18 | Atualizado em: 26/04/2020 17:51

Beberibe, Barbalho e Parnamirim serão os bairros contemplados com novas rotas cicláveis. (Foto: Peu Ricardo/DP.)
Beberibe, Barbalho e Parnamirim serão os bairros contemplados com novas rotas cicláveis. (Foto: Peu Ricardo/DP.)
Apesar da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura do Recife irá implantar três novas rotas cicláveis até o fim de maio - Rota Beberibe; Rota Caiara, no bairro do Barbalho; e Rota Ferreira Lopes/Paula Batista, no Parnamirim. Juntos, esses três trechos novos equivalem a 6,5 quilômetros, que se somam a outras rotas já existentes na capital. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a cidade contará com 125,5 km de rotas cicláveis quando o serviço for concluído.

Na Zona Norte, a Rota Beberibe terá 2,2 km de extensão e o seguinte trajeto: Estrada Velha de Água Fria, Rua São Bento, Rua Alegre, Rua da Regeneração e Avenida Beberibe. Essa nova rota se conecta com a Ciclofaixa Professor José dos Anjos, formando um total de 36,2 km de rotas interligadas na Zona Norte e Centro, utilizando as rotas Sebastião Salazar, Santos Dumont, Marquês de Abrantes, Othon Paraíso, Avenida Norte, Santo Amaro, Boa Vista, Jornalista Graça Araújo e Bairro do Recife.

Por causa da Rota Beberibe, o entorno do Mercado de Água Fria irá virar área de trânsito calmo, pela grande quantidade de pedestres do local. A CTTU fará uso de pinturas no chão para sinalizar oito “refúgios” de pedestres, aumentando, assim, o espaço para esse público na via. Além disso, sete novas faixas de pedestres serão implantadas para dar mais segurança viária aos que andam a pé.

Na Zona Oeste da cidade, a Rota Caiara terá 3,3 km de extensão. O novo equipamento, no bairro do Barbalho, seguirá da Avenida Nossa Senhora da Saúde, contornará o Parque Caiara, na Rua Doutor José Anastácio da Silva Guimarães, Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Rua Simonésia, Rua Jornalista Possidônio Cavalcanti Bastos, Rua Maria de Fátima Soares e volta para Rua Leal de Barros. O novo equipamento se interliga à ciclofaixa Maurício de Nassau e, dessa forma, a região terá mais de 34 km de malha cicloviária interligada por meio das rotas Inácio Monteiro, Cavouco, Antônio Curado, Afonso Olindense, Tiradentes, Compaz, Arquiteto Luiz Nunes, Estrada do Bongi e Jardim São Paulo.

No Parnamirim, Zona Norte do Recife, será implantada a Rota Ferreira Lopes/Paula Batista. O trecho terá um quilômetro de extensão e foi criado para melhorar a circulação entre o binário das estradas do Encanamento e do Arraial. Além de ligar essas duas rotas, o novo equipamento estenderá a ciclofaixa do Arraial pela Rua Paula Batista. Recentemente, essa rota foi requalificada e se tornou bidirecional para dar mais comodidade aos ciclistas que a utilizam.

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a criação de rotas cicláveis novas ajuda a difundir uma nova relação das pessoas com o trânsito. “Temos cada vez mais rotas cicláveis, com interligações significativas entre elas e conseguimos iniciar o interesse pela cultura de uma nova mobilidade: que seja sustentável para o clima e para cidade. Por isso, cada entrega de rotas cicláveis é um marco para incentivar uma mobilidade que seja focada nas pessoas”, afirma.

Quando a sinalização for concluída e os equipamentos terminarem de ser implantados, serão destacadas equipes de agentes e orientadores de trânsito para realizar o trabalho de monitoramento e orientação nos locais. Além disso, a orientação para o respeito à ciclofaixa também será feito ao final do período de distanciamento social. É importante ressaltar que aqueles que insistirem no descumprimento da sinalização podem ser notificados. As multas podem ser grave, em caso de estacionamento irregularmente na ciclofaixa (R$ 195,23 e 5 pontos na CNH); ou gravíssima multiplicada por 3x, caso o condutor transite na ciclofaixa (R$ 880,41 e 7 pontos na CNH).  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL