Diario de Pernambuco
Busca

Prevenção

Recife mantém vacinação contra gripe em dois pontos de drive thru nesta sexta

Publicado em: 02/04/2020 23:23

 (Foto: Andréa Rêgo Barros/Prefeitura do Recife)
Foto: Andréa Rêgo Barros/Prefeitura do Recife
Nesta sexta-feira (3), a vacinação contra gripe, na capital pernambucana, acontecerá em dois pontos de drive thru, exclusivos para idosos, e nas cerca de 150 unidades de saúde da Prefeitura do Recife, voltadas aos profissionais de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde tem disponível mais de 15 mil doses que sobraram da remessa de 35 mil enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) nesta semana. A vacinação continua sendo das 8h às 17h.

Para evitar aglomeração e não permitir que os idosos se exponham em ambientes onde circulam pessoas doentes, como as unidades de saúde, a Sesau manterá a imunização deles concentrada em dois drive thrus, mas com mudança de lugar de um dos pontos. Novamente haverá vacinação para os idosos no Shopping Riomar, no Pina (em frente ao Diagmax), e o novo ponto será na Avenida Beberibe, em frente ao Estádio do Arruda. Os drives são fruto de parcerias com o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), respectivamente, e permitem que a população com mais de 60 anos não precise descer do veículo para receber vacina.

Os trabalhadores da área de saúde continuarão sendo imunizados nas cerca de 150 unidades de saúde com sala de vacina, para separá-los do público com mais de 60 anos. A lista com os endereços está disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br). Para receber a vacina, os trabalhadores devem levar, além da carteira de vacinação e um documento de identificação, comprovante laboral, como crachá ou carteira de trabalho, por exemplo.

Nessa quinta-feira (2), foram imunizadas cerca de 20 mil pessoas, totalizando quase 195 mil pessoas vacinadas desde o último dia 20 - quase 80% do público-alvo da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que vai até o próximo dia 15. Somente nos drives montados na Avenida Abdias de Carvalho, em San Martin, e nos Shoppings Recife e Riomar, foram imunizados mais de seis mil idosos nessa quinta.

A Secretaria de Saúde do Recife acredita que a procura dos idosos pela imunização excedeu as expectativas, tanto no Recife como em diversas cidades do País, por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus covid-19. No entanto, a Sesau reforça que a vacina contra gripe não previne da covid-19, mas sim de três tipos de vírus Influenza: A H1N1, A H3N2 e B.

Confira neste link os endereços das 150 unidades de saúde que têm sala de vacinação para os profissionais de saúde

Outras etapas

Dividida em três etapas, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização. A partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase da campanha anual, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL