Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

História

Projeto estimula idosos a compartilhar memórias fotográficas do Recife em tempos de isolamento

Publicado em: 01/04/2020 22:00

 (Foto: Divulgação UFPE)
Foto: Divulgação UFPE
Mobilizar idosos que tenham morado no Recife em sua infância, adolescência, juventude ou vida adulta para selecionar e compartilhar, na rede social Instagram, uma imagem de seu acervo pessoal e uma história associada à cidade. Esse é o objetivo da intervenção “O Recife que eu vi: memória, afeto e imagem”, voltada para idosos em tempos de isolamento social e criada por professoras do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva e do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto tem um perfil no Instagram, onde recebe e divulga as colaborações, por meio de uma fotografia e um áudio gravado pelo próprio idoso.

De acordo com a professora Karina Moutinho, coordenadora da ação, a ideia é deslocar os participantes para outro tempo-espaço, no qual memórias marcantes, emocionantes, de satisfação sua e de sua família possam vir à tona. O projeto pretende também desencadear nos idosos ações de busca, seleção e partilha de imagens e histórias sobre a cidade do Recife em diferentes décadas. Existe a expectativa de que o projeto, criado em resposta a uma chamada da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), possa contribuir para criar ou fortalecer uma rede entre familiares e cuidadores voltada para o público-alvo, ocupando-os na busca, seleção e digitalização de imagens relevantes.

“Sabemos que esse público já faz uso regular de aplicativos como câmeras e WhatsApp, para troca de mensagens de texto, áudio e imagens com seus familiares e cuidadores, ou seja, de certa forma já dominam a tecnologia de produção e circulação de conteúdo digital. O que nós estamos fazendo é simplesmente associar mais elementos afetivos e de ocupação de tempo à rotina dos idosos que se disponham a colaborar com o projeto”, afirma a professora, para quem a ação é especialmente significativa em tempos de isolamento social devido à pandemia do coronavírus. Interessados em participar podem mandar sua colaboração por mensagem privada no Instagram.

Mais informações
O Recife que eu vi
orecifequeeuvi@gmail.com
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Burro invasor de lives faz santuário de animais arrecadar dinheiro
10/07 Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Seminário discute novo marco legal do saneamento básico
Notícias do dia: fuga em massa, jovem picado por naja e adeus à Maria do Carmo Monteiro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco