Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

História

Projeto estimula idosos a compartilhar memórias fotográficas do Recife em tempos de isolamento

Publicado em: 01/04/2020 22:00

 (Foto: Divulgação UFPE)
Foto: Divulgação UFPE
Mobilizar idosos que tenham morado no Recife em sua infância, adolescência, juventude ou vida adulta para selecionar e compartilhar, na rede social Instagram, uma imagem de seu acervo pessoal e uma história associada à cidade. Esse é o objetivo da intervenção “O Recife que eu vi: memória, afeto e imagem”, voltada para idosos em tempos de isolamento social e criada por professoras do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva e do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto tem um perfil no Instagram, onde recebe e divulga as colaborações, por meio de uma fotografia e um áudio gravado pelo próprio idoso.

De acordo com a professora Karina Moutinho, coordenadora da ação, a ideia é deslocar os participantes para outro tempo-espaço, no qual memórias marcantes, emocionantes, de satisfação sua e de sua família possam vir à tona. O projeto pretende também desencadear nos idosos ações de busca, seleção e partilha de imagens e histórias sobre a cidade do Recife em diferentes décadas. Existe a expectativa de que o projeto, criado em resposta a uma chamada da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), possa contribuir para criar ou fortalecer uma rede entre familiares e cuidadores voltada para o público-alvo, ocupando-os na busca, seleção e digitalização de imagens relevantes.

“Sabemos que esse público já faz uso regular de aplicativos como câmeras e WhatsApp, para troca de mensagens de texto, áudio e imagens com seus familiares e cuidadores, ou seja, de certa forma já dominam a tecnologia de produção e circulação de conteúdo digital. O que nós estamos fazendo é simplesmente associar mais elementos afetivos e de ocupação de tempo à rotina dos idosos que se disponham a colaborar com o projeto”, afirma a professora, para quem a ação é especialmente significativa em tempos de isolamento social devido à pandemia do coronavírus. Interessados em participar podem mandar sua colaboração por mensagem privada no Instagram.

Mais informações
O Recife que eu vi
orecifequeeuvi@gmail.com
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Segundo turno em PE: João Campos é eleito prefeito do Recife
Polícia Federal caça responsáveis por tentativa de ataque ao sistema do TSE
Apesar de empate em pesquisas, João Campos confia em vitória
Marília Arraes tem agenda intensa no dia que decide a eleição no Recife
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco