Diario de Pernambuco
Busca

WhatsApp

Projeto disponibiliza gratuitamente dicas de meditação durante quarentena

Publicado em: 20/04/2020 20:42

Felipe Lapa é facilitador do programa que busca aliviar os sintomas de dor crônica, estresse, ansiedade e depressão. (Foto: Divulgação)
Felipe Lapa é facilitador do programa que busca aliviar os sintomas de dor crônica, estresse, ansiedade e depressão. (Foto: Divulgação)
O projeto Mais Consciente, que adota o mindfulness para promover o autoconhecimento e o equilíbrio emocional, está disponibilizando, pelo WhatsApp, dicas de meditação gratuitas durante o período de distanciamento social por causa da Covid-19.

De acordo com o idealizador do Mais Consciente, Felipe Lapa, a iniciativa tem o objetivo de ajudar as pessoas a estarem mais saudáveis física, mental e emocionalmente para enfrentar os desafios deste período. Nesta terça-feira (21), ele participa de uma transmissão ao vivo no Instagram do Diario a partir das 21h. 

Os cadastrados no WhatsApp do Mais Consciente recebem gratuitamente meditações guiadas, convites para encontros online, exercícios práticos e dicas que transformam o modo de entender o momento enfrentado pela sociedade.

O serviço gratuito conta com áudios para incentivar a prática da meditação. “É comprovado cientificamente que a meditação muda regiões-chave em nosso cérebro, o que nos permite agir de forma mais equilibrada”, afirmou Lapa, que é instrutor de mindfulness e idealizador do Mais Consciente.

Outro benefício é participar de encontros online que apresentam conteúdos e práticas, voltados para resgatar a paz interior e a clareza para seguir em frente com tranquilidade. Também são compartilhadas dicas que fazem toda a diferença no cenário atual. A intenção é proporcionar uma visão mais positiva de tudo o que está acontecendo, o que é essencial para administrar melhor as emoções.

Cadastro

Para receber o conteúdo do WhatsApp do Mais Consciente, é necessário salvar o número (81) 98123-2129 na agenda do celular e enviar uma mensagem solicitando o material. “Todos são bem-vindos. O projeto é destinado aos que desejam usar a meditação para ter mais qualidade de vida e capacidade de conviver melhor com o momento pelo qual estamos passando”, disse Lapa.

Na avaliação do instrutor de mindfulness, a meditação é um recurso valioso para as pessoas olharem para si mesmas e perceberem os impactos causados pela quarentena do coronavírus de forma profunda e transformadora.

Melhora nos sintomas de dor crônica e da atividade imunológica são alguns dos benefícios do mindfulness. (Foto: Pixabay/Reprodução)
Melhora nos sintomas de dor crônica e da atividade imunológica são alguns dos benefícios do mindfulness. (Foto: Pixabay/Reprodução)
“Quando podíamos sair de casa livremente, era possível usar essas saídas para fugir de alguns problemas emocionais, dos relacionamentos e até de nós mesmos. Agora, temos que conviver com a gente e as vezes com nossos parentes de foram íntima e nos entender ou entendê-los  da melhor forma para haver mais harmonia no lar, o que é um grande desafio”, enfatizou.

Ele também destacou que a ansiedade e os desequilíbrios emocionais ficam mais evidentes quando as pessoas não conseguem lidar com as próprias emoções, nem encontram mecanismos de fuga externos.

“A meditação nos ajuda a ter mais paciência para entender o que está acontecendo por causa do coronavírus. Também contribui para ter mais paciência e equilíbrio diante das mudanças. Ela permite uma autorregulação do corpo em nível emocional, químico e neuronal. Uma pessoa mais calma decide melhor e compreende o outro com mais facilidade. Manter a calma é essencial para não si machucar, nem machucar o outro”, pontuou.

Benefícios

Segundo o instrutor de mindfulness, uma maneira de manter a calma durante momentos de grande dificuldade é por meio da respiração. Ele destaca que é preciso treinar a tranquilidade para ela fazer parte do dia a dia.

“A respiração é a base para manter o equilíbrio. Em um momento como esse, vale a pena cultivar o silêncio e a paciência para estar bem consigo mesmo e com o outro. Pelo WhatsApp, de forma gratuita, quero compartilho como isso é possível. Primeiro precisamos nos relacionarmos melhor com nós mesmos para nos relacionarmos melhor com o outro e o com o mundo”, explicou Felipe Lapa.

Além da melhora na respiração, meditar oferece uma série de benefícios, como fortalecer o sistema imunológico, reduzir o estresse, melhora a qualidade do sono, amenizar a ansiedade, combater a depressão, aumentar o poder de concentração nas atividades diárias e promover o autoconhecimento. 
Para o instrutor de mindfulness, o ser humano pode entrar em profundo desequilíbrio e sofrimento por não conseguir enfrentar o isolamento social de forma serena.

“Uma pessoa não consegue meditar por 10 minutos, porque não está bem consigo mesma. A paz deve estar dentro da gente e não depender apenas de fatores externos (dinheiro e sucesso profissional, por exemplo). Essa situação nos convida a lidar com nós mesmos, e a meditação nos permite viver plenamente o agora”, ressaltou o instrutor. 

[ Saiba mais

As nove atitudes do mindfulness

Não julgar
Ser paciente
Ter uma mente de principiante
Confiança
Não lutar
Aceitar
Largar, abrir mão
Estar grato
Ser generoso

Benefícios

Melhora nos sintomas de dor crônica
Melhora da atividade imunológica
Redução de depressão e ansiedade
Redução de sintomas de Burnout
Autocuidado e bem-estar
Comunicação efetiva
Melhora a memória

Fonte: Mais Consciente

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL