Diario de Pernambuco
Busca

Recurso visual

Projeções programadas das janelas de prédios ajudam a conscientizar sobre pandemia

Publicado em: 03/04/2020 21:43 | Atualizado em: 03/04/2020 22:01

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Um grupo de VJs do mundo inteiro está mobilizando a população em uma ação coordenada de conscientização e informação contra a pandemia do novo coronavírus e desserviços governamentais. Destacando a importância do isolamento social, higienização, cuidado com os idosos e da empatia, centenas de Vídeo Jockeys (VJs) se uniram para levar esclarecimentos em países da Europa, Ásia e América do Sul através de projeções que acontecem em janelas de prédios, fachadas e paisagens urbanas. A ação ocorre pontualmente, todas as noites, às 20h.

O projeto surgiu da necessidade em conscientizar a população e os moradores da periferia onde as informações geralmente demoram a chegar. “Os centros das cidades estão ficando vazios. Mas, nas periferias, as pessoas ainda não estão entendendo a gravidade da pandemia. Muitas crianças, idosos e até os que não precisam sair para trabalhar estão como se nada tivesse acontecendo nas ruas, praças e calçadas, dos bairros. As projeções são um instrumento potente de comunicação e de alto impacto urbano. Elas podem ser vistas por centenas de pessoas na hora em que estão acontecendo e por milhares em compartilhamento de registros das ações. Somos um grupo grande de artistas de várias expertises, vídeo makers, designers, jornalistas, poetas, todos juntos criando abordagens lúdicas”, conta o VJ Mozart Santos, que encabeça as ações no Recife.
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

“Vai dar Tudo Certo”, “Ligue Para a Sua Avó”, “Fiquem Em Casa”, “Ficar Em Casa É o Remédio Mais Barato Contra o CoronaVírus” e “Todo Mundo Deveria Ter o Direito de Ficar em Quarentena” são algumas das muitas frases vistas todas as noites nas capitais.

Você também pode participar

Esta ação é uma mobilização social e não está encerrada apenas na participação dos VJs profissionais. Qualquer pessoa pode participar. Foi criado um site como uma ferramenta a favor de quem tem algo a falar ou projetar. Trata-se de um “aplicativo” de texto editável e  com vários fundos coloridos que o usuário pode mudar. A ferramenta ainda funciona como um Video Mapping. Quando o mouse chega perto de um dos quatro cantos da imagem, uma bolinha de arrastar surge e pode-se mapear uma arquitetura e projetar a imagem. “O www.projetemos.com.br é basicamente um aplicativo de criação de textos. Funciona como uma ferramenta poderosa na mão de um povo que tem o que falar”, conta Mozart Santos, co-criador do Coletivo Projetemos.
 (Foto: Andréa Rêgo Barros/Prefeitura do Recife)
Foto: Andréa Rêgo Barros/Prefeitura do Recife

“Recebemos dezenas de mensagens diariamente em nossas redes sociais de pessoas querendo saber como faz para poder projetar. Criamos a ferramenta para elas. Agora é só apontar o projetor para parede e escrever. Estamos deixando o poder onde é o lugar dele, com o povo”, completa o VJ recifense. Veja mais https://youtu.be/590oHBR5tQg

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL