Diario de Pernambuco
Busca

TRÁFICO

Polícia Federal em Pernambuco apreende cerca de 650kg de cocaína no Aeródromo de Igarassu

Publicado em: 22/04/2020 21:27 | Atualizado em: 22/04/2020 22:24

 (Foto: Divulgação / Polícia Federal )
Foto: Divulgação / Polícia Federal

A Policia Federal em Pernambuco, com apoio operacional do 26BPM Rondas Ostensivas Especializadas Sargento Pimentel (ROESP) e do 1BPM, apreendeu cerca de 650kg de cocaína no Aeródromo de Igarassu, por volta das 16h desta quarta-feira (22). A substância estava escondida no bagageiro de um avião de pequeno porte. Pelo menos 20 policiais participaram dessa operação, que começoeu pela manhã, e monitoraram o voo da aeronave desde Goiás até chegar em Pernambuco. No total, oito pessoas foram presas.

 

De acordo com o delegado Eduardo Passos, o esquema foi descoberto após analisar mudanças na rota do avião. "O piloto já é um velho conhecido da Polícia Federal por já ter sido preso anteriormente por tráfico internacional de drogas," diz Passos. "Começamos a fazer um monitoramento da aeronave por radar e verificamos que ela tinha um plano de voo que passava por Araripina e pousava em Recife. Quando ele começou a não cumprir esta rota - não parou no aeroporto em Araripina, parou em um aeroporto clandestino, e ao chegar em Recife, ainda na cabeceira de pista, ele arremeteu dizendo que iria para o Aeródromo da Coroa do Avião - percebemos que estava acontecendo uma movimentação atípica e muito parecida com o tráfico de drogas."

 

 (Foto: Divulgação / Polícia Federal )
Foto: Divulgação / Polícia Federal
A abordagem na aeronave foi feita assim que a mesma chegou a Coroa do Avião, em Igarassu. "Detectamos 648kg de cocaína e toda a logística de recebimento da droga, que iria para o mercado internacional", explica o delegado. "Pela documentação que estamos analisando, eles iriam enterrar as drogas em conteiners que seguiriam em navios de rotas internacionais. Chegariam primeiro à África e depois iriam para Europa."

 

A ação se dividiu entre Goiás e Pernambuco. Aqui no estado foram presos o piloto e o copiloto, além de seis pessoas envolvidas na logística da distribuição da droga, chefiados por uma mulher. Em Goiás o dono da aeronave foi detido. "Quando essa droga chega na Europa o valor é dez vezes maior do que o cobrado aqui, então esta era uma carga valiosíssima, que equivale a alguns milhões de dólares."

 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL