Diario de Pernambuco
Busca

Capacidade

Pernambuco tem seis mil kits de testes para serem aplicados nos próximos dias

Publicado em: 09/04/2020 23:18

 (Foto: Miva Filho/Secretaria de Saúde de Pernambuco)
Foto: Miva Filho/Secretaria de Saúde de Pernambuco
O Governo de Pernambuco recebeu da Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (Fiocruz-RJ), nesta quinta-feira (9), quatro mil kits de testagem capazes de detectar a presença do novo coronavírus nos pacientes. Com essa remessa, o estado contabiliza seis mil testes que poderão ser aplicados ao longo dos próximos dias. Os dois mil testes a mais são fruto da parceria do Laboratório Aggeu Magalhães com a Secretaria de Saúde de Pernambuco e devem ser destinados, primeiramente, a profissinais de saúde e de segurança. O aumento da capacidade de testagem possibilita o estado de identificar os casos positivos de Covid-19 e assim mapear a circulação do vírus no estado, oferecendo mais subsídio ao poder público para tomar as ações necessárias. 

Essa ampliação paulatina da capacidade de testagem pôde ser vista ao longo desta semana. Nas análises realizadas na última quarta-feira (8), 154 foram positivas para o novo coronavírus. Desse total, 100 foram do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), 48 por um serviço contratualizado, além de outros laboratórios privados (6). Os insumos para os laboratórios centrais têm sido fornecidos pela Fiocruz-RJ e é baseada em critérios populacionais. 

Com isso, o número de casos confirmados em Pernambuco subiu para 555. O total de pacientes recuperados subiu para 49. Por enquanto, porém, os kits de testes são destinados apenas aos pacientes mais graves da Covid-19, ou sejas, dos casos que requerem internação e representam apenas cerca de 15% dos casos positivos. 

"Desde o dia 13 de março, quando o Lacen-PE foi habilitado para realizar os exames para a Covid-19, Pernambuco já realizou nestes dias 25 dias mais de 4,5 mil testes, sendo 2,7 mil deles exclusivos para Covid-19 e o restante para outros vírus", contabilizou o secretário de Saúde, André Longo. Ele ressalta, contudo, que o fato de saber o diagnóstico laboratorial não afeta o curso do tratamento. "Não temos medicação para casos leves e casos graves. Mas sabemos que o aumento do percentual de testes amplia o percentual de positivos e por isso há a aceleração da curva. 

Números

Dos 555 casos confirmados, 246 estão em isolamento domiciliar e 209 internados (29 em UTI/UCI e 180 em leito de isolamento). Os casos confirmados estão distribuídos por 35 municípios (Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, Pombos, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Bom Jardim, Carpina, João Alfredo, Lagoa do Carro, Limoeiro, Paudalho, Passira, Catende, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Cachoeirinha, Frei Miguelinho, Garanhuns, Capoeiras, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ipubi, Aliança, Goiana, Macaparana e Timbaúba), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Neste boletim, também foram confirmados mais 10 óbitos (4 mulheres e 6 homens, com idades entre 49 e 93 anos), ocorridos entre os dias 05.04 e 07.04. Com isso, totalizam 56 mortes pela Covid-19 no Estado. Os novos casos são:

1 - Homem, 49 anos, residente de Garanhuns. Óbito em 07.04. Não relatou
comorbidade.
2 - Mulher, 73 anos, residente do Recife. Óbito em 07.04. Tinha diabetes.
3 - Mulher, 80 anos, residente do Recife. Óbito em 06.04. Tinha hipertensão.
4 - Homem, 58 anos, residente do Recife. Óbito em 07.04. Sem relato de comorbidade.
5 - Homem, 74 anos, residente do Recife. Óbito em 06.04. Tinha hipertensão, diabetes
e era cardiopata.
6 - Homem, 72 anos, residente do Recife. Óbito em 05.04. Tinha encefalite e AVC
prévio com sequela.
7 - Homem, 84 anos, residente em São Lourenço da Mata. Óbito em 06.04. Era tratado
para hepatite C e ex-tabagista.
8 - Mulher, 64 anos, residente no Cabo de Santo Agostinho. Óbito em 07.04. Tinha
diabetes, hipertensão, reumatismo, artrose e era cardiotapa.
9 - Mulher, 93 anos, residente no Recife. Óbito em 07.04. Tinha diabetes,
hipertensão e demência vascular.
10 - Homem, 64 anos. Residente do Cabo de Santo Agostinho. Óbito em
06.04.Tinha diabetes, hipertensão e AVC recente. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL