Diario de Pernambuco
Busca

Atendimento

Paulista reforça frota do Samu com três novas ambulâncias

Publicado em: 29/04/2020 15:50

Foto: Jonson Pereira / Prefeitura do Paulista
O prefeito de Paulista, Junior Matuto, entregou nesta quarta-feira três novas ambulâncias para reforçar o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade. As unidades são de suporte básico, mas estão preparadas para transferir os pacientes que necessitarem de um suporte mais complexo, como os casos da Covid-19. O investimento do município nessa renovação da frota alcança a cifra de 555 mil.

Vale lembrar que as equipes do Samu continuam atendendo outros casos na cidade, como acidentes, por exemplo, mas por conta da pandemia a maioria dos chamados passou a ser para pacientes com suspeitas de Covid-19. Segundo a prefeitura, nessas novas unidades, os profissionais do órgão terão condições de prestar um atendimento ainda mais rápido, fazendo a transferência dos pacientes para os hospitais de referência ou direcionando até as unidades em funcionamento na cidade, como a Prontoclínica Torres Galvão (PTG).

A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, lembrou que são os profissionais do Samu que estão socorrendo as vítimas da Covid-19 e a renovação da frota são relevantes num momento em que a demanda por esse serviço de urgência tende a aumentar. “Se o Samu parar, os pacientes acometidos pelo novo coronavírus vão ficar sem esse suporte fundamental. Hoje, mais do que nunca, esse serviço precisa funcionar 24h por dia. É por isso que o município tomou essa decisão de investir mais de meio milhão nessas novas viaturas”, argumento a gestora.         

Além dessas três unidades entregues pelo prefeito Junior Matuto, o município conta com outras quatro ambulâncias, sendo uma delas de Suporte Avançado, que dispõe de mais equipamentos e uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor.

“Mesmo diante de uma situação de tanta complexidade, continuamos encarando essa pandemia com muita seriedade e compromisso. Essa é mais uma ação que adotamos em prol da população. Sabemos da importância de que as viaturas estejam em boas condições e funcionando a todo vapor, porque é o momento em que as pessoas estão mais precisando dessa locomoção para serem socorridas”, destacou o prefeito Junior Matuto.   
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL