Parque das Esculturas, ponto turístico do Recife, amanhece pichado
Publicado: 19/04/2020 às 13:21

/Paulo Paiva/ DP
Atualizada às 15h20
Um dos principais pontos turísticos do Recife, o Parque das Esculturas, localizado em frente ao Marco Zero da Cidade, amanheceu pichado neste domingo (19). A obra, que é nacionalmente conhecida, é assinada pelo artista plástico Francisco Brennand.
Por conta da pandemia do novo coronavírus e a determinação do governo estadual para que as pessoas permaneçam em isolamento social, poucas pessoas estão nas ruas. Mas de acordo com relatos de transeuntes, a pichação em evidência só foi percebida nesta manhã. No ínicio da semana este mesmo local apareceu pichado de preto, mas foi e somente agora que apareceu riscado com palavras brancas.Esta não é a primeira vez que o ponto turístico é alvo de pichações e vandalismo. No local, também há monumentos quebrados e depredações em algumas das esculturas.
Por meio de nota, a Prefeitura do Recife comunicou que irá encaminhar uma equipe ao local durante a semana para "programar ações mais adequadas para o reparo". Ainda de acordo com o posiconamento, por ano o poder executivo municipal chega a gastar R$ 2 milhões de reais com recuperação de monumentos alvos de vandalismo.
Resposta da Prefeitura do Recife
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), em conjunto com a Secretaria de Turismo, irá enviar uma equipe ao local nesta semana para averiguar o dano causado pela pichação e programar as ações mais adequadas para o reparo. A depredação e o vandalismo são um problema que a Prefeitura do Recife combate o ano inteiro. Somente para recuperar monumentos, pontes e edificações públicas que sofreram ações de pichação e vandalismo a Prefeitura chega a gastar aproximadamente R$ 2 milhões por ano. Por isso, a gestão municipal conta com o apoio da população na manutenção do bem público. Para denúncias e sugestões, a Emlurb disponibiliza o número 156.

