Vida Urbana

/Foto: Ikamahã/ Sesau PCR/Divulgação
A Prefeitura do Recife informou que, por causa do feriado de Tiradentes, a Secretaria de Saúde municipal interrompeu a vacinação contra a gripe nesta terça-feira (21).O serviço deverá ser retomado nesta quarta-feira (22), iniciando a segunda fase da campanha. De acordo com a gestão, cerca de 150 unidades de saúde do Recife, das 8h às 17h, deverão atender a demanda.
Na última segunda-feira (20), a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife informou ter aplicado “mais de sete mil” doses da vacina contra o vírus Influenza e recebeu “mais 42 mil” doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).
Segundo a prefeitura, a segunda etapa da campanha tem como público-alvo pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais (diabéticos, obesos, transplantados, entre outros), detentos e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, militares, bombeiros, guardas municipais etc), além dos portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo. Os idosos e profissionais da saúde que não se vacinaram na primeira etapa continuam podendo se vacinar nesta nova fase.
A gestão divulgou que o Programa de Imunização (PNI) do Recife vacinou cerca de 250 mil pessoas, tendo “praticamente concluído” a vacinação dos mais de 183 mil idosos da cidade - 99,6% do público-alvo. A meta do Ministério da Saúde era de 90%. A prefeitura afirmou que foram vacinados mais de 42 mil profissionais de saúde (66,8% do total, abaixo da meta de 90%). O Ministério da Saúde não estipulou meta de vacinação para a segunda fase.
Para agilizar a vacinação, o PNI Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, além da carteira de vacinação e o cartão SUS. Os dois últimos, só se tiverem. Segundo a administração municipal, parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes pública e privada de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.
As pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Os portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo devem apresentar documento comprobatório, como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes ou carteira de habilitação (categorias C ou E).
O Ministério da Saúde dividiu a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano em três etapas. Do dia 9 a 22 de maio, deve ocorrer a terceira fase da vacinação, com foco em imunizar pessoas com deficiência, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias) e adultos de 55 a 59 anos.
A Prefeitura do Recife disponibilizou em seu site (www.recife.pe.gov.br) a lista das unidades de saúde com sala de vacinação.
Últimas

Mais Lidas
