° / °

Vida Urbana
CORONAVÍRUS

Militares realizam desinfecção contra Covid-19 no Metrô do Recife

Publicado: 22/04/2020 às 11:38

As ações de desinfecção do metrô se estenderão até a próxima sexta-feira (24)/Foto: Divulgação/CBTU Recife.

As ações de desinfecção do metrô se estenderão até a próxima sexta-feira (24)/Foto: Divulgação/CBTU Recife.

Até a sexta-feira (24), equipes das Forças Armadas irão realizar ações de desinfecção sanitária do metrô do Recife, para diminuir os riscos de propagação do novo coronavírus pelo sistema. Os militares irão descontaminar estações e salas pertencentes à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na capital pernambucana. A ação foi iniciada nesta quarta (22), com a descontaminação das estações Recife, no bairro de São José; Tancredo Neves, na Imbiribeira; e Joana Bezerra.

Os trabalhos iniciaram por volta das 9h, com o fim do primeiro horário de funcionamento do metrô e com a saída de todos os passageiros. Foram convocados para o serviço cerca de 80 militares, capacitados em defesa química, biológica, radiológica e nuclear. Todos os produtos utilizados na descontaminação foram custeados pelo governo federal e são certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

“O projeto é uma parceria, que se soma aos nossos esforços em manter tudo desinfetado. Além dessa limpeza das Forças Armadas, realizamos duas por dia nas estações e três em trilhos e vagões. Uma corretiva e outra profunda”, conta o chefe de Comunicação da CBTU Recife, Salvino Gomes.

O trabalho é uma parceria da CBTU Recife com o Comando Conjunto Nordeste, ativado pelo Ministério da Defesa para ajudar a sociedade no combate à pandemia. O Comando Conjunto une a Marinha, Aeronáutica e Exército em campanhas de profilaxia, doação de sangue, transporte de alimentos, apoio à vacinação de idosos, distribuição de cestas básicas e apoio ao desembarque de materiais de saúde, para a utilização em hospitais de diversas capitais da região.

Em tempo: desde 21 de março, o metrô do Recife passou a operar em duas faixas horárias: das 6h às 9h; e das 16h30 às 20h. Apesar dos constantes processos de descontaminação, a companhia ratifica que só devem utilizar o serviço quem realmente precisa.
Mais de Vida Urbana