Diario de Pernambuco
Busca

Operação Reditus

Líder de quadrilha responsável por venda de cargas roubadas de combustíveis é preso

Publicado em: 08/04/2020 11:29

 (Foto: Reprodução/MPPE.)
Foto: Reprodução/MPPE.
Uma equipe do 18º Batalhão de Polícia Militar efetuou, no início da manhã desta quarta-feira (8), a prisão de Fernando Pessoa de Mello Neto, considerado o mentor da organização criminosa que foi alvo da Operação Reditus, deflagrada em dezembro de 2019 pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco/MPPE), Secretaria Estadual da Fazenda e Polícias Civil e Militar. Ele era o último integrante do grupo que ainda não havia sido detido.

Segundo o coordenador do Gaeco, promotor de Justiça Frederico Magalhães, o Gaeco foi informado de que Fernando Pessoa de Mello Neto estaria escondido na casa de praia do seu pai em Serrambi, no município de Ipojuca. A equipe do 18º BPM deu cumprimento ao mandado de prisão e deslocou o detido à Delegacia de Polícia de Plantão do Cabo de Santo Agostinho; até o final do dia, ele deverá ser encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Criminológica Everardo Luna (Cotel).

"Ele era o alvo principal da Operação Reditus e atuava como comandante do grupo criminoso, que foi responsável por um prejuízo de pelo menos R$ 7 milhões aos cofres estaduais", apontou Frederico Magalhães.

Já o coordenador da Administração Tributária Estadual, Anderson Alencar Freire, destaca que a prisão de hoje "dá a sequência e conclusão de uma grande operação de combate à sonegação fiscal, que culminou com a prisão do cabeça de uma quadrilha especializada em receptação e distribuição de cargas roubadas de combustível no estado".

Relembre o caso
Após seis meses de investigações, o Gaeco e a Polícia Civil identificaram uma organização criminosa que praticava receptação e venda de cargas roubadas de combustíveis, com a comercialização do produto sem o recolhimento de impostos através de uma rede de postos localizados no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista.

A Operação Reditus foi deflagrada em 3 de dezembro de 2019. Na ocasião, três integrantes do grupo criminoso foram presos e cinco postos de combustíveis foram interditados.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL