Diario de Pernambuco
Busca

CORONAVÍRUS

Ipojuca triplica número de leitos e busca parceria com hotéis contra Covid-19

Publicado em: 02/04/2020 08:55

"O turismo vai ter que esperar um pouco, mas a saúde tem pressa", destaca secretário de saúde (Divulgação)
"O turismo vai ter que esperar um pouco, mas a saúde tem pressa", destaca secretário de saúde (Divulgação)
O município de Ipojuca, parte da Região Metropolitana do Recife e localizado no litoral sul, vai ampliar a capacidade de leitos para receber possíveis pacientes de Covid-19 na cidade entre os 96 mil habitantes, segundo o IBGE. Embora não tenha registrado casos da doença, a Secretaria de Saúde municipal realizou a aquisição de 20 aparelhos respiradores pulmonares, elevando para 30 o total de leitos de isolamento da cidade, sendo apenas quatro sem contar com os aparelhos.

"A prefeita Célia Sales nos pediu que preparássemos toda a estrutura para realizarmos o melhor atendimento, caso os ipojucanos necessitem. Os kits que compramos são os mesmos adquiridos pela Prefeitura do Recife e serão utilizados para garantir o atendimento desses pacientes com problemas mais agravados", apontou o secretário de Saúde do Ipojuca, Wendel França.

A previsão para a chegada dos equipamentos é de até dez dias, onde serão instalados na Unidade de Pronto Atendimento - UPA da cidade, localizada às margens da rodovia PE-60. Os aparelhos respiratórios são essenciais para atender casos graves de insuficiência pulmonar, um dos principais sintomas alarmantes provocados pelo novo coronavírus.

Mais leitos

Além dos trinta leitos de isolamento, a Prefeitura do Ipojuca também mobiliza a ampliação de instalações, em parceria das Secretarias de Saúde e de Turismo. Devido à baixa demanda em resorts e hotéis, o município estuda a implementação de uma parceria público-privada para montar um hospital de campanha, gerando pelo menos mais 60 leitos.

"Infelizmente os hotéis tiveram que fechar as portas por conta da pandemia. Todos estão cientes que o turismo vai ter que esperar um pouco, mas a saúde tem pressa. Os empresários estão solidários e podem ajudar de forma decisiva neste momento. Por isso começamos a analisar as instalações dos hotéis, vendo se há necessidades de adaptação para a realização do serviço", destacou Wendel França.

Para o secretário, os hotéis utilizados poderão ser facilmente esterilizados após o uso como hospital. "O que ficará é a marca de uma empresa solidária no combate ao coronavírus", pontuou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL