Diario de Pernambuco
Busca

Ferramenta

Estudante cria chatbot de Whatsapp que disponibiliza informações sobre novo coronavírus

Publicado em: 15/04/2020 21:47

 (Foto: Arquivo pessoal)
Foto: Arquivo pessoal
Com a pandemia do novo coronavírus ainda sem previsão de chegar ao fim, estamos presenciando ações de solidariedade partindo de pessoas preocupadas com o bem-estar geral, que dedicam seu tempo a realizar ações com o objetivo de fazer com que a população consiga passar por esse período conturbado da melhor maneira possível. Em Pernambuco, Kesmark Lustosa, estudante de Ciências da Computação na UNIFG, desenvolveu um chatbot para WhatsApp que apresenta informações atualizadas sobre o coronavírus, e que também pode alertar às autoridades sobre novos casos da Covid-19.

Kesmark desenvolveu um componente capaz de se comunicar com o WhatsApp e de coletar informações oficiais sobre o coronavírus. A partir disso, o usuário pode acessar o chatbot diretamente do seu WhatsApp e obter, por meio dele, informações sobre prevenção ao coronavírus, quantidade de casos no Brasil divididas por estado e também no mundo, além de possibilitar que o usuário comunique às autoridades competentes, por meio do próprio chatbot, casos suspeitos de coronavírus que serão em seguida investigados.

“A pessoa entra em contato com o chatbot e interage com ele em tempo real”, afirma Kesmark. As informações são apresentadas em forma de texto, sempre acompanhadas por imagens ilustrativas. O chatbot fornece, logo no primeiro contato, as informações sobre como utilizá-lo de maneira adequada, de maneira simples e intuitiva.

O chatbot foi desenvolvido por Kesmark por meio de pesquisa científica durante seus estudos na UNIFG, utilizando métodos como linguagem natural, big data e machine learning. O componente de Kesmark, que deu origem ao chatbot, já foi compartilhado dom desenvolvedores de mais de 10 países. “Disponibilizei o componente gratuitamente, então qualquer pessoa ao redor do mundo pode ter acesso a ele e colocar suas ideias em prática, criando seus próprios chatbots.”

Clique aqui para iniciar conversa no chatbot. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL